spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Exposição de Collage Jone Cezar de Araújo

VariedadesExposição de Collage Jone Cezar de Araújo
spot_img
spot_img

Compartilhe

A exposição com o tema  “Açores e Floripa, o DNA que nos une” de criação do artista plástico Jone Cezar de Araújo, teve início a partir de milhares de imagens de nossa ilha e dos Açores/Portugal. São 27 obras de arte para comemorar os 270 anos da colonização açoriana que marcou com traços fortíssimos, a personalidade cultural não só de Florianópolis como do Estado de Santa Catarina. Sendo hoje mais de dois milhões de descendentes diretos de açorianos em nosso estado, com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Francklin Cascaes, através do Edital de Apoio às Culturas do Fundo Municipal de Cultura.

Apresentando uma vasta experiência de 45 anos de dedicação e pesquisa do artista plástico,  ganhador de 130 prêmios de arte nacionais e internacionais. Dedicou-se a maior parte do tempo à arte étnica, usando a temática da cultura açoriana em vários estilos, técnicas e modalidades. Os 27 trabalhos em collage são uma junção de história, turismo, gastronomia e religiosidade, obtendo o resultado de uma harmoniosa poesia visual.

A Associação do Bairro de Sambaqui – ABS, abre as portas da Alfândega, na Ponta do Sambaqui, para comemorar os 270 anos da colonização açoriana em Florianópolis e Santa Catarina onde abrigará as peças do artista. Jone foi premiado pela Fundação Francklin Cascaes por suas obras, e desta vez buscou em milhares de imagens de seu arquivo fotográfico e dos Açores o material que usou harmoniosamente, mesclando fotos, aquarelas e rendas, resultando numa exposição criativa com temas que variam entre as muitas manifestações de nossa cultura.