Diferentes formas de arte e cultura estarão em evidência até o dia 27 de outubro nos campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Focado em difundir as manifestações culturais e artísticas, o Experimenta, organizado pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC, oferece diversas atividades. As atrações são gratuitas (algumas mediante doação de alimentos não perecíveis, clique aqui para saber mais).
O evento abriu na noite de domingo, com o espetáculo O ano em que sonhamos perigosamente, do grupo pernambucano Magiluth, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Nesta segunda-feira, 24, no mesmo auditório, às 20h, a segunda apresentação da peça , que promete divertir o público com uma mistura de drama e comédia, baseado no livro homônimo do filósofo esloveno Slavoj Zizek e reflete sobre a onda de movimentos contestatórios, ou “sonhos emancipatórios”, que surgiram no mundo nos últimos anos.
Terça-feira (25) será a vez do espetáculo Ubu Rei de Alfred Jarry. O público vai conhecer as aventuras e a sede de poder de Pai Ubu, um oficial de confiança do Rei da Polônia, Venceslau. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação. O evento ocorre no auditório Garapuvu, às 20h. Outro espetáculo que promete agradar ao público é a performance ParaAlémDas GAiOLaS, às 19h, no Templo Ecumênico da UFSC, solo entre dança e performance que dialoga com questões de liberdade e aprisionamento, pré-conceitos sociais (des)igualdades de gênero entre outras inquietações.
Na quarta-feira (26), mais uma peça será apresentada no auditório Garapuvu, às 19h; O Homem da Moda ou o Senhor Fopling Fútil mescla humor e uma pitada de drama. Cria um paralelo entre conceitos e a realidade da diferença de classes tão presentes descritas no texto de Etherege. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação.
O espetáculo O Homem, a Mulher, o Pássaro e a Chaveserá apresentado na quinta-feira (27), no Teatro da UFSC, às 19h, com uma adaptação especial, contando a história de uma mulher que surge do mundo dos mortos e encontra um homem duplicado, seu possível assassino, e um pássaro. Sombras de sentido, restos de memória e o vão que existe entre nossas relações com o mundo.
O Experimenta contará com oficinas, atividades complementares, além de espetáculos que prometem divertir e emocionar o público. As atrações buscam valorizar grupos locais, grupos de teatro amadores e estudantis.
Outras atrações
Durante a programação do Experimenta, outros espetáculos passarão pelos campi da UFSC, dentre eles as performances Paralelas entre arte e prostituição (24 de outubro, 19h, Templo Ecumênico da UFSC); R.I.S.C.O – Reunião inusitada de som, computadores e outros(26 de outubro, 18h, Varandão do CCE).
Oficinas, Cinema, Exposições, Leituras Dramáticas
A programação também contará com oficinas, exibições de Curtas, Exposições, Leituras Dramáticas e Dança. Confira a programação completa no site da SeCArte – www.secarte.ufsc.br ou no facebook.
As informaçõs são da Agecom.