No fim de semana que antecede a data, lojistas de diferentes ramos se mobilizam para oferecer o presente ideal aos pais
O comércio de Florianópolis se prepara para o Dia dos Pais, uma das principais datas para o setor e até considerada a melhor por algumas lojas específicas. Segundo pesquisa realizada pelo Serasa Experian, o aumento nas vendas para o Dia dos Pais deve chegar a 40% na região Sul do Brasil. Por isso, o setor varejista realiza promoções, descontos especiais e campanhas diferenciadas, para atrair os clientes e oferecer a melhor sugestão de presentes. O estudo apontou também que as roupas pesadas estão entres os presentes mais quistos pelos consumidores brasileiros, devido ao frio que vem fazendo neste inverno, com 59% das intenções. Na sequência, vêm os celulares, com 18%, e os aparelhos eletrônicos, com 7%.
No Floripa Shopping, a expectativa é que a campanha “De Pai para Filho” seja um diferencial para dar continuidade ao grande fluxo de pessoas que o shopping recebe durante a estação mais fria do ano. A “Liquidação de Cinema”, que levou cerca de 70 mil pessoas às compras, acabou, mas muitas lojas continuam em promoção, de olho na data que se aproxima, enquanto o shopping promove mais ações para incrementar as vendas. A promoção para o Dia dos Pais deste ano é no formato compre e ganhe: a cada R$ 100 em compras, feitas exclusivamente com Cartões de Débito ou Crédito VISA e/ou VISA ELECTRON, o cliente tem direito a um carrinho em miniatura da marca Matchbox, de modelo sortido, em embalagem exclusiva do Floripa Shopping. A troca é válida somente para pessoa física, mediante apresentação do CPF e preenchimento de cadastro. A campanha “De Pai para Filho” vai até o dia 9 de agosto ou enquanto durar o estoque de 4 mil unidades.
Entre as lojas do Floripa Shopping específicas para o público masculino estão: Tevah, Conceito Homem, Samello, Camisaria Colombo, Centauro, By Tennis, World Tennis, entre outras. Uma grande novidade do shopping, que deve atrair os papais apaixonados por futebol, é a inauguração do primeiro quiosque de vendas do Brasil, da marca Skin For Fun, que produz adesivos de times de futebol para aparelhos eletrônicos, entre outros desenhos de artes assinadas por grafiteiros e artistas contemporâneos.
Para os vaidosos, a farmácia Dermus preparou um kit especial, que contém 1 shampoo Sumred – de fabricação própria, para cabelos fragilizados ou queda de cabelo; 1 Perfume Uby – Ulric de Varens Eau de Toilette For Men (60 ml), 1 Desodorante Uby – Ulric de Varens Spray (150 ml) e 1 toalha de rosto com bordado personalizado.
Agilidade no presente
Para os filhos que são muito ocupados, uma opção é encomendar o presente pela internet. De acordo com dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), a venda de produtos via web entre janeiro e junho deste ano alcançou R$ 4,75 bilhões, 25% a mais em comparação ao mesmo período de 2008.
Um exemplo de empresa que aposta nas vendas online é a catarinense Haco Etiquetas, que comercializa diversos produtos exclusivamente pelo site www.hacovirtual.com.br. Uma boa opção para o dia dos pais é personalizar o presente com a tecnologia Photofix, que transforma fotos, ilustrações e desenhos em estrutura de tecido Jacquard. O Photofix permite a produção de peças sofisticadas e exclusivas, como por exemplo, almofadas e quadros. Escolher uma foto com o pai e dar um presente customizado pode ser uma bela homenagem.
O xodó dos presentes: celular
Como a própria pesquisa do Serasa Experian apontou, celular está entre os presentes mais cogitados pelos pais. Atento a isso, a TIM oferece novidades em aparelhos, como o Samsung Scrapy e o LG GT360 Messenger, feitos sob medida para os pais que precisam estar antenados nos e-mails ou conectados à internet. Os aparelhos contam com o TIM Internet, browser Opera Mini customizado, que promove ao usuário uma experiência melhor de navegação na web. Para os mais ousados, a TIM apresenta o netbook HP Mini 1150br, que possui modem 3G integrado, permitindo ao usuário estar conectado onde quer que esteja. Mobilidade, praticidade e conexão 3G integrada são as principais características do aparelho que a TIM lança em primeira mão no Brasil em parceria com a HP, Microsoft e Intel. O ultraportátil pesa apenas 1,1Kg, tem 2,5 centímetros de altura quando está fechado e tem processador Intel® Atom™.