Difundir programas, projetos e ações da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Com esse objetivo, a partir das 18h30 de quinta-feira, 3, no Largo da Alfândega, ocorre a mostra “A cidade é uma escola”. O evento irá se estender durante a sexta-feira, 4.A Diretoria de Educação Fundamental estará no local fazendo inscrições dos interessados em se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental. Os inscritos, que devem ter no mínimo 15 anos, irão freqüentar um dos 11 núcleos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, EJA, espalhados pela Ilha e Continente. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
O Floripa Letrada receberá doações de obras. O projeto coloca à disposição dos usuários do transporte coletivo gratuitamente livros e revistas.
A população poderá tirar dúvidas e conhecer quais as funções da Diretoria de Educação Infantil, responsável, por exemplo, pelas creches e núcleos de educação infantil. Poderá obter informações a respeito da estrutura de uma unidade e qual o critério para ingressar numa instituição municipal, que em sua maioria, atende em tempo integral crianças de seis meses a cinco anos.
Os que passarem pelo local terão condições ainda de saber que a Diretoria de Educação Infantil também é responsável no município pela autorização de funcionamento e fiscalização de creches privadas.
Os visitantes da mostra compreenderão melhor projetos como “Escola Aberta”, que incentiva a utilização do ambiente escolar pela comunidade, o “Mapa das Artes e Culturas”, que difunde a cultura florianopolitana nas escolas, e o Educando com a Horta, voltado para o plantio e consumo de alimentos saudáveis.
Será uma oportunidade para debater o programa Educação em Tempo Integral, que é realidade em 20 escolas da rede municipal de ensino, ampliando a permanência do estudante no ambiente escolar, com atividades no contraturno.
A mostra “A cidade é uma escola” destacará também a Educação Inclusiva, programa que visa garantir o acesso ao ensino regular a todos os estudantes com deficiências.
Na lista da Secretaria constam ainda os projetos e programas: Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, SALP – Serviço de Atendimento Sobre a Língua Portuguesa; Formação Continuada em Mídia-Educação e Cidadania;
Educação Integral e Bombeiro Mirim. Outras ações que fazem parte da variada gama de atividade da SME são a Escola do Mar; Educação Inclusiva; Cultura de Paz; Formação em prevenção em atendimento de emergências; Escolas Sustentáveis; Programa Municipal de Alimentação Escolar; o MINDLAB; Educação e Cultura Digital e o Universidade Aberta; Saúde e Bem Estar dos Servidores.