spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Evento na OAB/SC vai discutir alternativas para melhoria da mobilidade urbana em Florianópolis e região

GeralEvento na OAB/SC vai discutir alternativas para melhoria da mobilidade urbana em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) recebe no próximo sábado, 10, uma oficina sobre o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus). O evento é aberto a todos os interessados, começa às 9h.Durante a oficina, haverá a exposição dos objetivos e conceitos de Mobilidade Urbana e a formação dos chamados stakeholders, pessoas e grupos interessados no planejamento e nos estudos realizados pelo PLAMUS. O objetivo da oficina é estudar a causa dos problemas de mobilidade e construir soluções de forma participativa. O debate termina às 16h, com a apresentação dos resultados e uma avaliação geral do evento.

Florianópolis, como Capital e sede administrativa do Estado, recebe um número muito expressivo de pessoas, diariamente para trabalhar, mas também para acessar comércio, serviços, instituições de ensino, saúde e lazer. A característica geográfica de Florianópolis, que possui a maior parte de seu território na Ilha de Santa Catarina, é um de seus maiores atrativos, proporcionando uma beleza natural ímpar. Ao mesmo tempo, essa condição natural que a faz bela – e que deve ser preservada – multiplica o desafio de encontrar soluções adequadas para a melhoria da sua mobilidade urbana. O PLAMUS reconhece este desafio, considerando os aspectos de sustentabilidade na aplicação de soluções que respeitem as características únicas da capital do Estado e das cidades de seu entorno.

Sobre o Plamus-  Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis foi contratado diretamente pelo BNDES, com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos – FEP, com acompanhamento direto do Governo do Estado de Santa Catarina e dos municípios da Grande Florianópolis. Este estudo técnico apresentará soluções para os problemas de mobilidade urbana dos 13 municípios da Grande Florianópolis: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis. Estão sendo realizadas diversas pesquisas na região, como contagens de tráfego, trânsito de cargas e de transporte coletivo. Haverá também pesquisas de Origem/Destino, divididas em duas fases. A segunda etapa, sendo realizada, envolve pesquisa com os moradores da região, que estão sendo entrevistados em suas residências por pesquisadores uniformizados e identificados. O questionário também pode ser respondido através do telefone 0800 718 8801 (ligação gratuita).