Durante o encontro foi realizada uma oficina prática visando elencar estratégias e ações para fomentar a atividade no município
O segmento turístico se constitui como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico. Muitos países do mundo, inclusive, têm a atividade como sua principal fonte de renda. O setor, porém, foi duramente impactado pela pandemia da Covid-19 e, agora, tenta se reaquecer unindo viajantes aos seus destinos favoritos.
Uma das principais maneiras de ampliar os resultados é através do desenvolvimento de ações e iniciativas programadas e elaboradas em conjunto pela administração pública e pela iniciativa privada. A esse processo dá-se o nome de planejamento turístico.
E foi exatamente com o objetivo de debater a elaboração do Planejamento Turístico de Palhoça, que a Prefeitura por meio de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e o Comtur – Conselho Municipal de Turismo realizou no dia 15 de setembro uma Oficina de Cocriação, cuja meta era elencar as principais estratégias e ações a serem desenvolvidas na cidade visando o fomento do setor.
O evento, que aconteceu no Restaurante Guarda Gosto, na Guarda do Embaú, foi aberto ao público e recebeu profissionais e empreendedores que atuam no setor, além das equipes da Secretaria de Turismo e do Comtur. De maneira prática e objetiva foram debatidas diversas pautas e temas visando agregar conhecimentos e informações para a elaboração do documento.
“O município de Palhoça é um dos principais destinos turísticos do estado de Santa Catarina e tenho certeza que com o planejamento turístico vamos potencializar ainda mais a atividade em toda a nossa cidade, trazendo importantes benefícios para as empresas do setor e para a população de maneira geral” destacou o prefeito Eduardo Freccia.