Durante esta semana, de 27 a 29 de fevereiro, Florianópolis recebeu a segunda edição do Pregoeiros Summit, o maior evento sobre licitações públicas do Brasil. Realizado no Centro Sul, o encontro reuniu palestrantes renomados e teve a participação de mais de 600 pessoas, sendo 400 no presencial, de 100 municípios e de sete estados brasileiros.
Organizado pelo CEAP Brasil, o Pregoeiros Summit tem como foco os agentes públicos das Prefeituras e das Câmaras Municipais, buscando contribuir com estes profissionais, principalmente com relação à Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC) que está em vigor desde 1º de janeiro de 2024.
Além da nova lei, o encontro abordou ainda temas como análise da pesquisa de preço, as responsabilidades dos agentes públicos em âmbito municipal, controle interno e seus deveres, a obrigatoriedade do parecer jurídico, entre outros, além de workshops e debates para o esclarecimento de dúvidas.
Entre os palestrantes, destaque para o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, esteve em Florianópolis onde apresentou a palestra “Visão do TCU sobre a aplicabilidade da Nova Lei de Licitações”.
Além do Ministro, o evento trouxe alguns dos maiores especialistas sobre o tema como Joel de Menezes Niebuhr, o coordenador técnico do Pregoeiros Summit 2024 e diretor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Vinicius Geronasso, e o procurador da Fazenda Nacional, Matheus Carvalho.
Também palestraram o procurador federal da AGU, Rafael Sérgio de Oliveira, a coordenadora jurídica da Diretoria de Licitações do TCE/SC, Caroline de Souza, a ex-coordenadora da Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério da Economia, Andrea Ache, além dos profissionais especializados em licitações, Felipe Ansaloni, Nádia Dall Agnol, Jamil Manasfi, Lindineide Cardoso, Felipe Boseli, entre outros.
“Mais do que contribuir para que os municípios consigam se adequar à nova norma, o objetivo do Pregoeiros Summit é colaborar para que as licitações e contratações em todo o país ocorram de forma cada vez eficiente”, enfatiza Vinícius Geronasso, coordenador do evento em 2024 e diretor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Fotos: Duda Damas.