spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Estudos da UniSul sobre inovação para ODS ganham destaque em Fórum da ONU  

EducaçãoEstudos da UniSul sobre inovação para ODS ganham destaque em Fórum da...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Pesquisas apresentam cases para melhorar transporte público, gestão de resíduos e empoderar comunidades no enfrentamento de problemas sociais

Pesquisadores da UniSul, integrante do ecossistema Ânima, tiveram destaque no 9º Fórum Multi-Stakeholder de Ciência, Tecnologia e Inovação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (9⁠º Multi-stakeholder Forum on Science, Technology and Innovation for the Sustainable Development Goals), organizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU). O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e o Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da universidade tiveram cinco estudos de caso selecionados para o evento. Entre eles, estão pesquisas sobre o sistema de transporte de Florianópolis, gestão de resíduos na transição para a economia circular e empoderamento de uma comunidade no Nordeste para enfrentamento de problemas sociais. 

De acordo com José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Administração, a aprovação dos Science-Policy Briefs (estudos de caso) coloca a UniSul entre as principais universidades do mundo. “O fórum é um espaço de debate sobre ciência, cooperação em tecnologia e inovação em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo é discutir e apresentar soluções inovadoras e sustentáveis que contribuam para a qualidade de vida da população”, explica. Os estudos da UniSul foram desenvolvidos em parceria com mais de 10 universidades brasileiras e internacionais.

“A transformação social ocorre por meio da análise e desenvolvimento de pesquisas científicas. O apoio e incentivo à produção de estudos impacta diretamente em benefícios para as cidades. Os trabalhos propõem métodos e soluções para uma melhor gestão pública em diferentes setores”, afirma Baltazar. 

O Fórum Multi-Stakeholder de Ciência, Tecnologia e Inovação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aconteceu entre os dias 8 e 10 de maio, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com transmissão online. Cerca de 60 casos de todo o mundo foram selecionados para serem apresentados na ocasião.

Confira os estudos da UniSul destacados no fórum internacional: 

O Sistema de Informação Geográfica e a disponibilização de informações para o usuário de transporte público: um estudo baseado no Sistema Integrado de Transporte de Florianópolis.

O estudo levanta os desafios e possibilidades do uso de Sistemas de Informação Geográfica para aprimorar as informações fornecidas aos usuários de transporte público, com foco na análise do Sistema Integrado de Transporte de Florianópolis. A pesquisa propõe o uso de tecnologias para melhorar a eficiência do serviço: um sistema de localização de veículos em tempo real; um sistema de painéis de localização em tempo real em pontos de ônibus, terminais e dentro do ônibus; um sistema de informação em tempo real sobre os níveis de tráfego na cidade; um sistema de localização em tempo real na internet.

Aplicação do Modelo de Análise Multicritério para Avaliar Sistemas de Transporte Integrado (ITS): Um estudo de caso em Florianópolis, Brasil.

O estudo desenvolveu um modelo de avaliação multicritério para os serviços de transporte público. Após a estruturação do método, foi realizada uma pesquisa de campo para avaliar a percepção da população a respeito do Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Florianópolis. A avaliação pode ajudar na gestão dos serviços de transporte público, apoiando as decisões dos gestores públicos e administradores.

O papel da valorização de resíduos na transição para a economia circular.

A economia circular tem o potencial de oferecer uma oportunidade econômica de US$ 4,5 trilhões, reduzindo resíduos, estimulando a inovação e criando empregos. Assim, a valorização de resíduos é identificada como uma estratégia-chave para promover a economia circular e atender às demandas de um mercado em crescimento focado no uso preferencial de matéria-prima secundária nas cadeias de produção. O estudo analisa as principais barreiras para a implementação da valorização de resíduos nas indústrias identificadas como altos custos iniciais e operacionais para transformação de resíduos e a necessidade de conscientização e mudança cultural necessária dentro do âmbito empresarial e político para que a valorização realmente ocorra.

Valorização de resíduos industriais: Contribuições para alcançar os ODS no Brasil.

O estudo explora diversos casos e insights que ilustram como políticas públicas alinhadas aos setores industrial, social e acadêmico podem contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável. Os resultados sugerem que mais estados brasileiros deveriam adotar modelos bem-sucedidos para impulsionar a reciclagem e o uso sustentável de matérias-primas e recursos naturais, promovendo a conscientização industrial sobre os benefícios de uma economia circular impulsionada por regulamentações e participação social.

Transformando Vidas e Paisagens: A Jornada Inovadora da Fokus Frauen na Suíça e da Casa de Maria no Nordeste do Brasil.

Este estudo destaca o caso da Associação Casa de Maria, uma organização não governamental localizada na região semiárida da Bahia (Brasil), em parceria com a Fokus Frauen, uma fundação não governamental para cooperação internacional para o desenvolvimento, sediada na Suíça. Este caso apresentou uma abordagem inovadora em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 1 (pobreza), 2 (fome), 13 (clima), 16 (instituições) e 17 (parcerias). As experiências possibilitaram aprendizado e fortalecimento no enfrentamento de problemas sociais comuns na região, respeitando a diversidade de cada grupo de mulheres e unindo suas forças para formar uma rede que inspira e apoia umas às outras. O caso destacado contribui para a realização dos ODSs, concentrando esforços no fortalecimento da autonomia das mulheres extrativistas no Nordeste do Brasil e promovendo ações cooperativas e a bioeconomia.