Para comemorar o dia do turista (celebrado em 13 de junho), o Mercure Florianópolis Convention idealizou uma ação para estimular o olhar de viajante nas pessoas que moram em Florianópolis, pessoas que irão construir a cidade: as crianças. O título era uma pergunta: Como você gostaria que Florianópolis fosse no futuro?
Crianças de 10 a 12 anos participaram e as 20 melhores redações serão publicadas num livro digital, distribuído gratuitamente pela internet. Temas como violência, poluição, corrupção, injustiças sociais foram os que mais se repetiram. E chamou a atenção dos avaliadores a grande vontade e a grande esperança que essas crianças têm de viver num país mais educado, menos desigual e com mais oportunidades para todos. “Elas são o futuro da nossa cidade e precisamos investir em ações que estimulem criativamente as potencialidades dessa garotada”, diz Laryssa Teles, gerente geral do Mercure Florianópolis Convention.
Os autores vencedores – das escolas Almirante Carvalhal e Vitor Miguel de Souza – participaram de um passeio, na última terça-feira (20 de junho), pelas principais atrações turísticas da cidade, acompanhadas de uma guia especializada. O primeiro ponto de parada foi o próprio Mercure, no Itacorubi, onde as crianças viram suas redações expostas em forma de varal.
“Este tipo de iniciativa”, diz Cristiane Goulart, diretora da escola Almirante Carvalhal, “mostra aos alunos o poder da escrita, mostra que com a força das ideias e da imaginação eles podem chegar aonde quiserem”. Para a professora de português Mayara Branco Ilíbio, “essa ação ajuda a resgatar a autoestima das crianças e estimula o pensamento crítico e social”. Idealizada e organizada pelo Mercure Florianópolis Convention, a ação contou com a parceria do restaurante Bella Luna e da empresa Floripa By Bus.