Estudantes da turma de Processos Criativos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) encenaram na última terça-feira, 18, a peça “O Último Godot”, pela primeira vez no Brasil. A encenação ocorreu sobre a ponte Pedro Ivo Campos, em meio à manifestação pelo transporte público, que reuniu cerca de 10 mil pessoas e interditou as duas pontes de acesso a Florianópolis. O grupo teatral deve se apresentar novamente no protesto desta quinta-feira, 20, em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
A peça é uma homenagem aos 60 anos de estreia de “Esperando Godot”, de Beckett (1906 – 1989), encenada pela primeira vez em 1953 no Théâtre de Babylone, em Paris. “É uma peça de cunho político, apresentada no contexto certo e na hora certa”, diz a professora da disciplina, Dirce Waltrick do Amarante. A encenação também levanta a questão da crise da arte e a morte do teatro, que renasce como teatro de rua. “A peça requer uma performance do público, e as pessoas reagiram muito bem”, conta.
Orientado pela professora Dirce Waltrick do Amarante, o grupo é formado pelos estudantes:Eduardo Stahelin, Lindson Mühlmann,Jacqueline Kremer,Robson Walkowski,Priscila de Souza Serafim,Anderson Luis de Souza,Giovana Ursini, Ivi Louise Horst e José Oliveira.