Após debate com o tema “Demandas Políticas a Postulantes a Cargos Eletivos nas Eleições de 2014”, realizado no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) na última semana, alunos e professores do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) formularam um documento listando medidas que esperam dos próximos governantes. A intenção do grupo é entregar o documento a candidatos aos cargos de presidente, senador e deputado federal durante evento que será promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na capital catarinense em setembro. O debate foi o projeto de conclusão da primeira turma do Curso de Formação Política (CFP) do NETI. As informações são da Agecom.
O documento foi pré-elaborado, e possuía trinta e nove demandas levantadas durante as aulas do CFP. Os assuntos são variados, passando por questões relacionadas à União, ao estado de Santa Catarina e a políticas para idosos. O professor do curso, Nelson Frederico Seiffert, iniciou o debate apresentando as demandas existentes, expondo o discutido e o que ainda podia ser pensado. Estimulou o público a propor novos tópicos para o documento.
As principais demandas levantadas incluem desde projetos grandiosos à lutas específicas. O plano de promover a discussão sobre a revisão do modelo presidencialista de governo e uma alternativa parlamentar é um dos principais pontos relacionados a União. Maior financiamento público para políticas destinadas a idosos, criação de cursos de Gerontologia e a fundação de uma Universidade da Terceira Idade eram outros destaques.
O debate foi uma ideia da aluna Vanda Araújo, que empolgada com as aulas do CFP sugeriu utilizar de forma prática as discussões realizadas na sala de aula. Como o professor Nelson Seiffert, Vanda Araujo considerou o evento um sucesso pois estimulou o exercício da cidadania através da participação política. Diversos alunos participaram ativamente, explicando pontos de vista, propondo novas ideias e sugerindo alterações no texto final. A entrega do documento está prevista para 25 de setembro.