Isadora Faber vai lançar seu livro “Diário de Classe: A Verdade – A história da menina que está ajudando a mudar a educação no Brasil” (Gutenberg, 272 pág., R$ 34,90) na livraria Catarinense do Beiramar Shopping, nesta sexta-feira. 16, às 19h30. A autora participará de uma sessão de autógrafos no local.
A estudante catarinense chamou a atenção da imprensa nacional e internacional ao criar uma página no Facebook para denunciar os problemas de ensino e infraestrutura da escola pública onde estudava, em Florianópolis.
A página criada pela estudante de 14 anos tem hoje mais de 625 mil seguidores e inspirou a criação de mais de cem Diários de Classe na rede social. Isadora mobilizou milhares de pessoas e conseguiu as mudanças que reivindicou, porém, ao longo do caminho sofreu críticas, ameaças, represálias, agressões e processos.
Seu case a levou a participar de inúmeras palestras e eventos, ganhar prêmios e culminou com a criação da ONG Isadora Faber, através da qual a menina continua seu trabalho por uma educação pública de qualidade no Brasil.
Sobre a autora
Isadora Faber nasceu em 16 de junho de 1999, em Florianópolis. É estudante e, desde 2012, quando lançou sua página Diário de Classe, no Facebook, é também palestrante e ativista da educação. Suas atividades foram destaque nos principais jornais, revistas e portais de internet do país, e Isadora participou de diversos programas de rádio e TV sendo, inclusive, manchete na imprensa internacional, como no jornal francês Le Monde, no britânico Financial Times (que a apontou como um dos 25 brasileiros para serem acompanhados), no espanhol El Mundo, na revista alemã Der Spiegel, na americana Newsweek, no canal BBC da Escócia e em várias outras publicações da América Latina.
Por seu ativismo, já recebeu os prêmios Faz diferença, categoria Educação, em 2013, concedido pelo jornal O Globo; o prêmio Trip Transformadores, em 2013, promovido pela revista Trip; e a Comenda do Legislativo Catarinense, concedida pela Assembleia Legislativa de Florianópolis pelos relevantes trabalhos prestados à educação. É fundadora da ONG Isadora Faber, por meio da qual promove ações a favor da melhora da qualidade da educação no Brasil.