Avançou mais uma etapa o trabalho de construção da estrutura necessária para a sustentação da Ponte Hercílio Luz durante a restauração. Começou a ser erguida nesta terça-feira, 23, a quarta das cinco treliças que ligarão as quatro torres já construídas, formando a chamada "ponte segura", estrutura que sustentará a Hercílio Luz para que peças sejam trocadas e o trabalho de restauro seja realizado com segurança.
A primeira treliça foi erguida em dezembro de 2015, a segunda em janeiro deste ano, a terceira no início de fevereiro e agora está sendo erguida a quarta. A quinta e última treliça deve ser erguida na primeira quinzena de março.
Esta etapa do processo de reforma da ponte está sendo realizada pela empresa Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte. A intenção do governo estadual é que o Grupo Teixeira Duarte assuma também a etapa final da restauração da ponte, que vai permitir que a estrutura seja reincorporada ao sistema viário de Florianópolis, melhorando a mobilidade urbana.
A assessoria de imprensa do governo do Estado informou que assim que a construção da "ponte segura" for finalizada, em março deste ano, será lançado o cronograma para a restauração final.
A obra
Em abril de 2015, tendo em vista a situação emergencial para a conclusão da etapa da ponte segura, o Estado contratou a empresa Empa, do grupo português Teixeira Duarte. A empresa concluiu a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte, no dia 4 de outubro, cumprindo o prazo contratual que foi de 180 dias.
No dia 6 de outubro, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão das treliças da estrutura inferior que farão a ligação entre os apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz, etapa que está sendo executada atualmente. O investimento é de R$ 11,4 milhões, e o prazo previsto também é de 180 dias (até abril deste ano).
Já se preparando para a próxima etapa das obras, em dezembro de 2015, o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte para executar também a última fase dos trabalhos, sem necessidade de licitação diante da natureza singular do serviço e da especialização da empresa. Para garantir transparência e promover um debate sobre o tema, foram encaminhadas cópias da proposta com toda a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento para o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa (Alesc).
Histórico
A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.