spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Espetáculo "Uma Visita" comemora os 30 anos do Teatro da UFSC

VariedadesEspetáculo "Uma Visita" comemora os 30 anos do Teatro da UFSC
spot_img
spot_img

Compartilhe

Acontece de 7 a 9 de agosto, de sexta-feira a domingo, no Teatro da UFSC, a apresentação do espetáculo teatral “Uma Visita”, realização da Esfera Produções em parceria com o Grupo Armação, de Florianópolis. Esta apresentação faz parte da temporada comemorativa dos 30 anos do Teatro da UFSC, agendada para este ano.

Para festejar os 30 anos do Teatro da UFSC, o Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC) organizou uma programação especial, com vários espetáculos da cidade. São 13 peças que se apresentarão no palco do teatro até dezembro deste ano.

Os ingressos para o espetáculo são gratuitos e quem quiser garantir o seu poderá retirá-lo com antecedência no DAC/Teatro da UFSC, na quinta e sexta-feira, das 14h às 17h. Por se tratar de espetáculo gratuito, os ingressos garantirão o acesso ao Teatro até às 20 horas. Após esse horário, os eventuais lugares vagos serão liberados para o público excedente.

Veja o blog com a programação comemorativa completa, textos sobre os espetáculos e breves textos históricos sobre o Teatro da UFSC, acessando o www.dac.ufsc.br.

“Uma Visita” conta a história de um empresário, Hubert, da cidade de Hamburgo que está em viagem para Munique a negócios. No meio do caminho, resolve desviar-se do destino para visitar uma ex-amante, Frieda, que agora está casada com Erich, um modesto maquinista de trem. Chegando a Ulm, Hubert aconselha seu fiel motorista Berthold a se divertir e procurar um quarto para passar a noite, e retomar a viagem no dia seguinte. Como pretexto, diz ao motorista que vai visitar alguns amigos. Este encontro promete uma noite insólita, cheia de surpresas, envolvendo amor, ódio, mentiras, crueldade, insanidade e lirismo.

Com a autoria do alemão Martin Walsen e direção de Antônio Cunha, o espetáculo tem um texto instigante e arrojado, que desnuda com rara maestria a complexidade das relações humanas por meio de quatro incríveis personagens.

A equipe

A peça tem no elenco os experientes atores Luigi Cutolo, Antonella Batista, Adriano de Brito e José Carlos Ramos, cenografia e adereços de Melina Marcondes, iluminação de Irani Apolinário, figurino de José Alfredo Beirão Filho e Antônio Cunha, maquiagem de Miriam Wollinger da Cunha, produção executiva de Mariane Feil e produção da Esfera Produções Artísticas e Grupo Armação.

Antônio Cunha é dramaturgo (autor, dentre outros, do texto “Dona Maria, a Louca”), roteirista, ator e diretor. Com atuação constante no meio, assina a quatro anos a concepção e direção cênica das óperas produzidas pelo Pró Música de Florianópolis (Cavalleria Rusticana, A Flauta Mágica, Rigoletto e La Traviata).

Martin Walser nasceu em 24 de março de 1927, em Wasserburg am Bodensee, no Lago Constança. Escritor polêmico, seu trabalho mais importante é “Runaway Horse”, de 1978, que não só foi muito popular entre os leitores, mas que ganhou o reconhecimento dos críticos literários. Um de seus romances, “Tod eines Kritikers” (Morte de um Crítico), de 2002, foi inspirado na figura do crítico literário Marcel Reich-Ranicki, do diário Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ). Antes do seu lançamento, o livro já provocou uma enorme polêmica nos círculos intelectuais alemães, criando um abismo aparentemente intransponível entre o autor e aquele jornal: o autor foi acusado de assumir posições anti-semitas, acusação refutada pelo escritor Günter Grass, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

No início de 2008, Walser volta a causar surpresa à opinião pública alemã: “Ein liebender Mann” (Um Homem Amante), seu novo romance, seria publicado em episódios no FAZ, antes do lançamento do livro pela editora Rowohlt. A notícia, divulgada pelo próprio autor, surpreendeu diante da gravidade do conflito que o escritor tivera com o jornal seis anos atrás. A peça “Der Abstecher” (O Desvio), foi escrita em 1961 e publicada no Brasil com o título “Uma Visita”, recebendo agora a segunda montagem brasileira de que se tem notícia.

Histórico do Grupo Armação e da Esfera Produções

A Esfera produções é uma empresa de produção que em apenas dois anos, já contabilizou dez trabalhos em teatro e audiovisual.

O seu objetivo principal, através de parceiras como a realizada com Grupo Armação, é a viabilização técnica e profissional de projetos que contribuam para o desenvolvimento social cultural dos cidadãos, além da fomentação para a formação de público para as Artes Cênicas. Administrada pela profissional Mariane Feil que também faz a produção executiva da peça.

O Grupo Armação nasceu em 1972 da idéia de formação de uma companhia profissional de teatro em Santa Catarina. Durante estes anos realizaram 56 montagens, e diversas leituras dramáticas. Sendo que as mais recentes são: Projeto Ato Contínuo na Casa do Teatro: Montagem das peças Jardim das Delícias – texto e direção de Sulanger Bavaresco e Sonho de Uma Noite de Velório – texto de Odir Ramos da Costa –direção de Antônio Cunha – Temporadas 2006 e 2008 e Uma Visita, texto de Martin Walser com direção de Antônio Cunha.

A ideia do espetáculo surgiu de um desejo de montar uma peça de teatro em que pudessem atuar juntos, sedimentando uma relação profissional e de amizade iniciada em trabalhos anteriores no teatro e no cinema, este foi o embrião deste projeto, com Luigi Cutolo, Antonella Batista e Gringo Starr (que precisou deixar a equipe logo no início devido a outros compromissos profissionais).

Para dar corpo à ideia, foi convidado o diretor Antônio Cunha, que trouxe consigo o texto de Martin Walser. À equipe vieram somar os atores Adriano de Brito e José Carlos Ramos (ator do Grupo Armação). A produção foi entregue a Mariane Feil e a sua Esfera Produções em parceria com o Grupo Armação. Juntarem-se, por fim, ao time, a cenógrafa Melina Marcondes, o iluminador Irani Apolinário, o figurinista José Beirão, dentre outros.

Fundadores do Grupo: Édio Nunes, Zica Vieira, Chico De Nez, Zeula Soares, Sandra Ouriques, José Carlos Ramos, Ademir Rosa (In Memorian).
Integrantes do Grupo: Alexsandro Maquel Lopes (Presidente), Rogaciano
(Vice-Presidente), Édio Nunes, Zica Vieira, Édio Nunes, Sandra Ouriques, José Carlos Ramos. Obs.: existem muitos colaboradores que não estão no estatuto, mas participam dos projetos.

Teatro da UFSC

O Teatro da UFSC é um edifício que faz parte do conjunto histórico da atual Igrejinha da UFSC, que pertencia à Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no bairro da Trindade, em Florianópolis. A data de fundação da paróquia é de 1853. O conjunto de edifícios foi adquirido pela UFSC em meados da década de 1970 e compreende a Igrejinha, o Teatro (antigo Salão Paroquial) e a Casa do Divino (edifício destinado ao culto do Espírito Santo por ocasião da festa).

Com a reforma dos edifícios, em 1978 a UFSC destinou a Igrejinha ao Coral da UFSC e outras atividades musicais, e, em maio de 1979, numa ação conjunta da Universidade e do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC junto ao Instituto Nacional de Artes Cênicas, foi inaugurado o Teatro da UFSC. A Casa do Divino foi reformada para abrigar as salas para cursos e oficinas de Artes Plásticas e outras atividades.

Segundo Carmen Fossari, diretora de teatro no Departamento Artístico Cultural da UFSC, “nestes 30 anos, o fato de ser um espaço quase franciscano não impediu de ter sido, e ser, um celeiro de novos artistas, e de ter uma contribuição indelével ao fazer teatral em Florianópolis, de uma forma mais moderna e despojada”.

Segundo Zeca Pires, diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC, “Esta é uma programação com grupos catarinenses a quem a UFSC sempre trabalhou oferecendo um espaço digno para apresentarem seus espetáculos”.

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo teatral “Uma Visita”, realização da Esfera Produções em parceria com o Grupo Armação.
QUANDO: Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, sexta-feira a domingo, às 20 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis, SC.
QUANTO: Entrada gratuita e aberto para a comunidade. Os ingressos poderão ser retirados com antecedência no DAC/Teatro da UFSC, na quinta e sexta-feira, das 14h às 17h.
Contato: DAC / Teatro da UFSC (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br
Contato: Esfera Produções: Mariane Feil: (48) 9122-7604

Por Sendy C. da Luz, Acadêmica de Jornalismo – Bolsista de Extensão do Departamento Artístico Cultural – DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e fornecido pelos grupos. Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br