O Espetáculo em Florianópolis, acontece no dia 26/04 as 21 horas, no Teatro da Ubro.
*Mi Muñequita* é a história de *La Nena*, uma menina que para crescer precisa se libertar da violência de sua família desajustada: *La Madre*, *El Padre* e *El Tío*. Para tanto ela conta com a ajuda de *La Huerfanita*, sua boneca preferida. *El Presentador* é o mestre de cerimônias que nos conduz através desse show de variedades perverso, engraçado e surpreendente. A família de *Mi Muñequita* está no palco para nos divertir com seu drama. Chorar de rir seria a expressão perfeita.
Serviço:
08/04 – Itajaí
Teatro Municipal de Itajaí – 20h
09/04 – São Bento do Sul
Sociedade Bandeirantes – 20h
10/04 – Jaraguá do Sul
Teatro SESC Jaraguá do Sul – 20h
11/04 – Joinville
Galpão de Teatro da AJOTE – 20h
12/04 – Brusque
Anfiteatro da Unifebe – 19h
13/04 – Blumenau
Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultura de Blumenau – 20h
14/04 – Rio do Sul
Dom Bosco – 20h
16/04 – São Miguel do Oeste
Auditório do Colégio La Salle – 20h
17/04 – Xanxerê
Auditório do Costa e Silva – 20h
18/04 – Chapecó
Teatro SESC Chapecó – 20h
19/04 – Concórdia
Teatro Municipal Maria Luiza de Matos – 20h
20/04 –Lages (Pousada)
Centro de Eventos SESC – 20h30
21/04 – Lages
Teatro de Bolso do SESC – 21h
23/04 – Criciúma
Auditório do Colégio Marista – 20h
24/04 – Tubarão – 20h
25/04 – Laguna
Espaço Cultural do Iphan, Rua Vidal Ramos, 118 Centro – 21h
26/04 – Florianópolis
Teatro da Ubro – 21h
A entrada é franca. Entre em contato com o SESC de sua cidade.
Mais informações:
48 3224 4379 / 48 8841 4688
mmunequita@gmail.com
http://www.mmunequita.blogspot.com/
*Mi Muñequita
Entre o drama e a comédia, o espetáculo *Mi Muñequita* conta a história de uma adolescente que usa sua boneca preferida, *La Huerfanita*, para enfrentar e se libertar da violência gerada pela própria família. A menina, que se chama *La Nena**,* vive com seus parentes desajustados, *La Madre*, uma mulher frustrada, *El Padre*, um homem* *ausente e *El Tio,* um senhor rancoroso*,* em um perverso jogo de adultos que inclui traumas e vinganças.
O enredo apresenta situações grotescas e também muito engraçadas, onde seus personagens cantam e dançam seus risos, dores e amores, no ritmo de um humor quase negro. Com narrativa moderna, a peça conta ainda com *El Presentador*, o mestre de cerimônias que nos conduz no espetáculo.
O texto original, de *Gabriel Calderón*,* *faz enorme sucesso no Uruguai, em cartaz há quatro anos, onde ganhou e foi indicado a vários prêmios por texto, direção e atuação. Esta é a primeira vez que a obra é adaptada para a língua portuguesa.
Na versão tupiniquim, traduzida por Esteban Campanela e com direção de Renato Turnes, *Mi Muñequita* ganha novas cenas e improvisos. O tom melodramático, tão comum na estética latina, é o ponto forte desta obra tragicômica. “Optamos também por manter os nomes das personagens em espanhol, que são na verdade arquetípicos, como *o pai* e *a mãe*, assim como a trilha sonora, para reforçar o clima latino. Mas inserimos muita coisa, que acabou tornando a adaptação ainda mais engraçada”, afirma Turnes, experiente ator, que pela primeira vez assina a direção de um espetáculo profissional.
O resultado desta montagem é um show de variedades bizarro, *freak-show doméstico*, que mescla inspirações no repertório das TVs sensacionalistas, no mundo cão, no circo e no teatro do melodrama. A TV, o sensacionalismo, assim como a interferência direta do público em um drama privado, influenciaram muito a estrutura da peça.
A peça é repleta de memórias sensoriais latinas, como Almodóvar, as músicas românticas dos anos 70, do figurino desta década, do filme Cria Cuervos de Carlos Saura, entre outras referências da infância tanto do diretor como do elenco.
*Mi Muñequita* é uma obra teatral que faz rir e faz chorar, ou chorar de rir. Com seu excesso de sentimentos desesperados, tragédia e comédia se tornam estilos dramáticos inseparáveis e indistinguíveis.
A montagem deste espetáculo produzido pela *Ponte Cultural* foi viabilizada através do Prêmio Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Franklin Cascaes, em 2008 e agora integra o projeto de tinerância do SESC/SC, o EmCena Catarina. O projeto permitirá a circulação do espetáculo por 16 cidades do estado.
*Mi Muñequita, *de Gabriel Calderón
Direção: Renato Turnes
Realização: Ponte Cultural
Produção: Renato Cristofoletti
Com Alvaro Guarnieri, Malcon Bauer, Milena Moraes, Monica Siedler, Paulo
Vasilescu e Sabrina Gizela