spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Espetáculo ”A Menina Boba” está em cartaz na Lagoa da Conceição

VariedadesEspetáculo ''A Menina Boba'' está em cartaz na Lagoa da Conceição
spot_img
spot_img

Compartilhe

O espetáculo ‘’A Menina Boba’’ estará na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, nesta sexta-feira,9. Encenada pela atriz Bárbara Biscaro, a peça tem inicio às 20h, com ingressos ao preço de R$ 10.Estão agendadas também apresentações para sábado e domingo, no mesmo horário. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal.

Baseado na obra “A Menina Boba”, de Oneyda Alvarenga (1911-1984) e no ciclo de canções de Claudio Santoro, que musicou quatro poemas da autora em 1940, o espetáculo solo trabalha com a interface entre voz ao vivo e cantada em cena, mantendo conexão entre a música contemporânea e o repertório de Santoro, executado a capella.

Premiado em 2010 pelo Edital Elisabete Anderle como projeto de pesquisa em voz, o espetáculo é fruto de uma pesquisa de Bárbara Biscaro sobre a formação do ator contemporâneo, com enfoque na expressividade da voz cantada, integrada ao movimento corporal, e no estudo da musicalidade como ferramenta para composição cênica.

Poemas musicados

A Menina Boba foi publicado pela poetisa Oneyda Alvarenga no ano de 1938, na Gráfica dos Tribunais (SP), com uma tiragem de 200 cópias numeradas e assinadas pela autora. Aluna, amiga e mais tarde companheira de trabalho de Mário de Andrade, Oneyda teve uma vida marcada por dificuldades para consolidar a carreira artística no Brasil dos anos 1930/1940, da qual abdicou para coordenar a Discoteca Municipal de São Paulo, hoje Discoteca Oneyda Alvarenga, em sua homenagem.

Os poemas da autora foram musicados em 1940 pelo compositor brasileiro Cláudio Santoro, dando nome a um ciclo de canções para voz e piano. A obra foi resultado de uma fase de experimentações do compositor dentro da linguagem da música dodecafônica.