O escritorJosé Aguiar lança, nesta sexta-feira,19, os livros “Folheteen”( Quadrinhofilia, 64 pág., R$ 40) e “Reisetagebuch” (Quadrinhofilia, 160 pág., R$ 70) na Livraria Catarinense no Beiramar Shopping. O autor curitibano participará de bate-papo com os leitores e sessão de autógrafos a partir das 19h30. O evento é gratuito.
Em Folheteen, o autor apresenta um estranho mundo habitado por irmãos chatos, pais separados, amigos tapados e subempregos, que mais atrapalham do que ajudam. Neste cenário vive Malu, uma adolescente que se sente sempre fora de contexto e que busca a si mesma numa Curitiba imaginária. O livro narra uma nova história sobre como pode ser dura ou adorável a vida de alguém que não sabe ir direto ao ponto. O livro Folheteen – Direto ao Ponto foi viabilizado através da Lei do Mecenato Municipal da Fundação Cultural de Curitiba, com o incentivo do Banco do Brasil. A obra é homenagem do autor aos 320 anos de Curitiba.
Reisetagebuch antecipa as atividades culturais referentes ao Ano da Alemanha no Brasil (2013/2014). No livro, José Aguiar apresenta um trabalho diferente dos já realizados pelo autor em quadrinhos: um relato ilustrado das viagens do autor pela Alemanha. Em alemão, Reisetagebuch (que em uma pronúncia aproximada fica “Ráize-tague-burrr”) significa caderno de viagem – tema principal do livro, que traz as impressões de José Aguiar sobre a Alemanha, onde esteve entre 2006 e 2008.
Sobre o autor
O autor curitibano José Aguiar é arte educador formado pela Faculdade de Artes do Paraná e quadrinista, premiado com obras publicadas no Brasil (Folheteen, Vigor Mortis Comics, Ato 5, Revolta de Canudos, Dom Casmurro em Quadrinhos, MSP50, entre outras) e França (série Ernie Adams).
A graphic novel Folheteen – Direto ao Ponto e Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha foram publicados por meio de sua editora independente, a Quadrinhofilia.
Atualmente, publica as tiras Folheteen e Nada Com Coisa Alguma no jornal Gazeta do Povo, onde também é colunista. Além de autor, José Aguiar é curador e cocriador de dois eventos de difusão da cultura das histórias em quadrinhos: Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba e Cena HQ, que realiza leituras dramáticas de HQs no Teatro da Caixa também em Curitiba.