As dez escolas de samba afiliadas à Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) entregaram os enredos para o carnaval 2016 no prazo estabelecido: 30 de junho. As agremiações se preparam agora para os concursos ou a escolha direta dos sambas de enredo.
As escolas tem até o dia 30 de setembro para apresentarem as obras à Liga. Em outubro ocorre a gravação ao vivo dos sambas pelo segundo ano consecutivo.
Grupo Especial
No Grupo Especial, a bicampeã Os Protegidos da Princesa fará uma viagem pela Rússia. A escola, que busca o tri, traz na sinopse uma abordagem ampla sobre a questão cultural e musical daquele país.
A União da Ilha da Magia, vice-campeã em 2015, optou por falar do Haiti no ano que vem. A agremiação da Lagoa da Conceição irá retratar este povo que tem migrado em grande quantidade para o Sul do Brasil, em especial para Santa Catarina.
A Embaixada Copa Lord, terceira colocada este ano, fará uma viagem pelo Brasil por meio da visão de um turista que em determinado momento aporta em Florianópolis. A Escola do Morro da Caixa traz no enredo a mensagem de um país festeiro.
A Dascuia, que se firma no Grupo Especial, vai contar a tradição do vinho em Santa Catarina. A Unidos da Coloninha vem com um enredo cujo tema é “Desejos”. Fechando o Grupo Especial, a Nação Guarani, a novata, foi a primeira a anunciar o enredo, já em abril: a pré-história e a comunicação.
Grupo de Acesso
No Grupo de Acesso, o Império Vermelho e Branco vai abordar a relação do dinheiro com a felicidade. A Futsamba Josefense vai de África. A Acadêmicos do Sul da Ilha escolheu a Magia Cigana como tema. Já a Consulado, rebaixada este ano, falará de suas lutas e glórias.