Roteiros foram escolhidos por estudantes do ensino médio de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Lages; primeiro circuito ocorre na próxima quarta-feira (8), em Criciúma
Mirante da Lagoa da Conceição é um dos pontos da caminhada cultural na Capital que ocorre no dia 21 de junho. Foto: Elmar Meurer
Serviço:
Caminhada Cultural da Escola S
Tour por pontos históricos e turísticos
Gratuito para a comunidade
8 de junho, em Criciúma (Centro Cultural Jorge Zanatta, no Centro)
14 de junho, em Lages (Catedral, no Centro)
15 de junho, em Chapecó (Parque das Palmeiras)
20 de junho, em Blumenau (Centro histórico)
21 de junho, em Florianópolis (Lagoa da Conceição)
(em todas as cidades, o ponto de encontro é a Escola S e as datas podem sofrer alteração em caso de mau tempo)
Florianópolis, 2.06.2022 – A Escola S, rede de educação básica da FIESC integrada por SESI e por SENAI, dá início no dia 8 de junho aos circuitos do programa Patrimônio na Escola. A iniciativa, que tem parceria com o Guia Manezinho, é pioneira no estado e consiste em promover caminhadas culturais conduzidas pelos próprios estudantes do ensino médio da rede. O primeiro roteiro é em Criciúma (sujeito à alteração em caso de tempo chuvoso).
De acordo com Thiago Korb, gerente de educação básica e profissional do SESI e do SENAI, a proposta é inovadora e tem como principal objetivo ampliar o conhecimento cultural dos estudantes em relação às comunidades onde vivem. “Capacitamos os docentes da Escola S e, ao final, cada um desenvolveu uma proposta de caminhada cultural com base nos conhecimentos históricos e culturais da própria região. Na sequência, os estudantes foram inseridos no projeto e atuaram na criação de um e-book com os roteiros pré-definidos”, explica.
Fábio Will, historiador e coordenador do projeto na Escola S, ressalta que a iniciativa busca aumentar o senso de pertencimento dos alunos nas comunidades. “Quando a gente entende a história de um determinado lugar, nos tornamos mais ativos e também mais críticos na defesa da memória. Há muitas histórias a serem contadas”, comenta o historiador.
Além de Criciúma, que vai abordar a ‘trajetória do carvão’, o projeto contempla roteiros a serem percorridos em Lages (14 de junho), com lendas locais; Chapecó (15 de junho), que vai contar a miscigenação da formação da cidade a partir do século 20; Blumenau (20 de junho), que vai explorar o centro histórico; e Florianópolis (21 de junho), com roteiro a ser cumprido na Lagoa da Conceição.
Confira:
Criciúma – Criciúma passado e presente: Caminhos da Memória do Carvão
1º de junho. Das 9h às 12h.
Contato: Prof. Diogo: (48) 9662-2710.
Lages – Do Conto ao Ponto
14 de junho. Das 8h30 às 12h.
Contato: Prof. Edenir. (49) 99147-2565.
Chapecó – Encontro das Tribos
15 de junho. Das 9h às 11h30.
Contato: Prof. Cristiomar (49) 99167-5559.
Blumenau – Descubra o Centro Histórico
20 de junho. Das 9h às 11h.
Contato: Profa. Tairine: (47) 99613-4511
Florianópolis – Encantos da Lagoa
21 de junho. Das 9h às 15h.
Contato: Prof. Lucas (54) 99947-1285