O jogo de xadrez tornou-se rotina na Escola Básica Municipal Henrique Veras, na Lagoa da Conceição, para ensino de disciplinas. No pátio da unidade foi construído um tabuleiro gigante, à base de garrafas pet e de outros materiais recicláveis. O projeto começou com a professora de Matemática Anamaria Westphal, que utilizou o jogo com os estudantes do reforço escolar. A educadora trabalhou as regras, e estimulou os alunos a pensarem antes de tomar uma decisão. O jogo também vem ajudando na concentração dos jovens, dos anos finais, no aprendizado da disciplina. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.
Com o apoio de mais funcionários, a ideia se estendeu para o restante dos alunos, que, com o retorno das aulas na segunda-feira, 4, poderão jogar partidas durante os intervalos. Recentemente, a escola sediou um torneio da modalidade.
A diretora Liana Carreirão Velloso salienta que o projeto está rendendo resultados. Os alunos já conseguem montar estratégias pensando nos próximos movimentos do adversário.
Liana acrescenta que quase todos os trezentos alunos da unidade estão empolgados com esta ação. “Eles adoram, pois todo mundo se envolve. Mesmo os que só assistem, prestam atenção no jogo e dão dicas para os jogadores.”
Com os alunos do primeiro ao quinto ano está sendo trabalhada a história do xadrez e sua origem, que foi na Ásia, assim como as regras e as características das peças.