Nesta terça-feira, 12, as equipes do projeto Se Liga na Rede, da prefeitura de Florianópolis, realizaram uma operação para lacrar ligações de esgoto irregulares. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os próprios moradores já tinham tomado providências para
O trabalho da Prefeitura envolveu mais de 30 pessoas e começou logo cedo, por volta das 8h. A intenção era lacrar 28 imóveis em Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus que foram inspecionados e notificados ao menos duas vezes e que mesmo assim persistiam na irregularidade.
“Priorizamos aqueles que foram alertados do problema, receberam prazos para se adequar a ainda estavam irregulares. No entanto, nos deparamos com uma situação bem diferente, muitos já estão dentro das normas”, disse o Secretário de Habitação e Saneamento da Capital, Domingos Zancarano.
Segundo dados do programa, 57,6% dos imóveis inspecionados na Cachoeira do Bom Jesus e 51,6% em Canasvieiras estavam irregulares, por isso, o esgoto na rede pluvial é uma das causas apontadas como causadora da poluição do Rio do Brás.
“Verificamos casos de esgoto sendo jogado na rede pluvial durante a madrugada. A fiscalização irá seguir intensa e somadas às demais ações, como a limpeza dos canais e o tratamento biológico, temos esperança de já na próximo exame de balneabilidade termos um bom resultado”, disse o prefeito Cesar Souza Junior, que acompanhou a ação.