spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Equipe técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica recebe treinamento em Florianópolis

EsportesEquipe técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica recebe treinamento em Florianópolis
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

Santa Catarina é reconhecido como um celeiro de atletas na modalidade ginástica rítmica. E não é por menos, Florianópolis conta com um Centro de Referência conta com nível técnico da equipe avançado – são apenas cinco no país.

Até dia 20 a cidade recebe atletas de todo o país que participam da Clínica de Treinamento promovida Associação de Ginástica Desterro, que tem como coordenadora a treinadora Maria Helena Kraeski. Por seu olhar atento se formaram grandes nomes, como a ginasta Luisa Matsuo, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Gualadajara 2011 e Rio de Janeiro 2007, e representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Hoje, ela trocou de lado e se tornou auxiliar técnica de Maria Helena.

"O evento contribuirá não apenas para a formação das atletas, mas também para técnicos e profissionais que atuam diretamente com a ginástica rítmica, suprindo uma carência grande que é a especialização de profissionais para atuarem nesta modalidade. E este não é um panorama local, 70% dos inscritos são de fora de SC, tendo participantes inclusive da América Latina", destaca Maria Helena.

Sobre a Associação de Ginástica Desterro

O evento é promovido pela Associação de Ginástica Desterro, juntamente com a ADIEE/FME DE Florianópolis, tendo como coordenadora e idealizadora a professora e técnica da equipe de Florianópolis, Maria Helena Kraeski, graduada em Educação Física, com especialização em administração desportiva e ginástica olímpica e mestrado em ciências do movimento humano. É técnica da equipe de ginástica rítmica da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis e técnica da equipe de ginástica rítmica da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação. Maria Helena Kraeski alcançou marcas históricas: pentacampeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, pentacampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina e tetracampeã estadual por equipe categoria adulta. Entre as diversas vitórias nacionais conquistadas destacam-se os títulos de campeã brasileira do conjunto cinco arcos, em 2010, e campeã da Copa Brasil de Conjuntos, categoria infantil, nos anos de 2013 e 2014. Com a Seleção Brasileira trouxe inúmeros títulos entre os anos de 2005 e 2008 em campeonatos sul-americanos, pan-americanos e outras competições internacionais. Traz ainda em seu currículo a formação de diversas atletas que integraram a seleção brasileira, bem como ocupando o posto de técnica de equipes que representaram o país em competições internacionais.