A equipe brasileira de remo adaptado que disputará a tradicional Regata Internacional de Gavirate (Itália), de 15 a 18 de maio, está treinando em Florianópolis desde 26 de abril até esta quinta-feira, 1, no Clube de Regatas Aldo Luz. A equipe montada pela Confederação Brasileira de Remo, com para-atletas de clubes de Florianópolis, Rio de Janeiro e Recife, conta com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) nos treinamentos.
Os atletas realizaram avaliações no Laboratório de Desempenho Humano (Lapedh) do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc em Coqueiros, na região continental de Florianópolis. O laboratório é coordenado pelo professor doutor Fabrizio Caputo, do Departamento de Educação Física da Udesc Cefid, que tem dado suporte aos treinamentos na área de fisiologia do exercício.
O grupo que vai à Itália é comandado pelo coordenador técnico da Confederação Brasileira de Remo, Guilherme Soares, profissional de educação física graduado pela Udesc. Além do técnico, equipe é composta de nove atletas (quatro de Florianópolis, quatro do Rio de Janeiro e um de Recife), um fisioterapeuta, um fisiologista e um treinador mental – o Ricardo Brandt, doutor em Ciências do Movimento Humano pela Udesc Cefid.
Esporte paralímpico
O remo adaptado a pessoas com deficiências é disputado em categorias definidas pela classificação funcional – tipo de limitação física – além da modalidade de barco, como no remo convencional. A equipe brasileira disputará nas categorias funcionais LTA (sigla em inglês para pernas, tronco e braços) e TA (tronco e braços), em provas com barcos quatro com (quatro remadores e um timoneiro), double (dois remadores) e esquife (um remador).
Entre as provas que serão disputadas pela equipe, duas já são modalidades paraolímpicas: quatro com LTA misto e double TA misto. Eles também estão inscritos na prova de double LTA misto, que embora não esteja nas Paralimpíadas, já integra campeonatos mundiais. Os atletas remarão ainda nas provas de esquife TA masculino e feminino.
Além destas provas realizadas na água, a regata deste ano em Gavirate inclui uma competição de remo indoor, num equipamento simulador na distância de mil metros.