spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Equipamentos do programa ”Crack, é Possível Vencer” são entregues em Florianópolis

SegurançaEquipamentos do programa ''Crack, é Possível Vencer'' são entregues em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado informa que a a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) recebeu na última sexta-feira, 12, equipamentos de proteção e operacionais previstos no programa ‘’Crack, é possível vencer’’. Foram entregues quatro bases operacionais móveis – cada uma delas é composta por sistema de videomonitoramento, 10 monitores, oito viaturas de apoio, modelo Fiesta, duas motocicletas Yamaha, seis capacetes, 50 pistolas de condutividade elétrica (arma de choque), 150 frascos de espargidores (spray de pimenta).

A solenidade foi realizada no Centro de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina, em Florianópolis, com a presença da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki e os secretários César Augusto Grubba, da Segurança Pública, e João José Cândido da Silva, da Assistência Social.

O Estado foi um dos primeiros a aderir ao programa, em julho de 2012. Durante a entrega dos equipamentos, outros três municípios catarinenses assinaram o termo de adesão ao programa – Joinville, Blumenau e São José.
As quatro bases móveis a serem instaladas em Florianópolis ficarão em áreas consideradas de maior concentração de uso de crack. Duas delas serão destinadas ao 4ª Batalhão, que atua na área central e no Sul da Ilha; uma ficará com o 21º Batalhão, no Norte da Ilha, e a outra no 22º Batalhão, no continente.

Para atuar nas bases móveis da Capital já foram capacitados 145 profissionais de segurança pública e 17 policiais militares que trabalham especificamente com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Foram destinados R$ 7,5 milhões na compra de equipamentos. “Em breve novos kits irão atender aos municípios de Joinville, Blumenau e São José que hoje estão aderindo ao programa”, concluiu o secretário.

Durante a cerimônia, os municípios de Joinville, Blumenau e São José assinaram o termo de adesão ao programa. Juntos irão receber investimentos de R$ 7,9 milhões para a compra de quatro bases móveis e equipamentos de proteção e operacionais. Das quatro bases móveis a serem entregues em 2014, Joinville receberá duas, enquanto que os municípios de Blumenau e São José recebem uma base, cada um.

Também participaram da solenidade o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro; Delegado Alexandre Kale, Diretor de Inteligência da Polícia Civil e no ato representando o Delegado Geral, Aldo Pinheiro D’Ávila; o Sub-Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Gladimir Murer; Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal/SC, Silvinei Vasques; secretários municipais de Segurança de Joinville, Blumenau e São José, policiais militares, civis e convidados.