A equipe de meteorologistas da Epagri-Ciram divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 5, alertando para o risco de chuva forte e alagamentos durante esta sexta-feira, 6, no litoral de catarinense, principalmente na região Norte do Estado.A Defesa Civil também alertou para o risco de deslizamentos especialmente nas áreas vulneráveis do litoral onde estão sendo registrados acumulados expressivos de chuva nas últimas 72hs, como nas cidades da Grande Florianópolis (Florianópolis, São José, Palhoça, São João Batista e Alfredo Wagner). As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
O sistema meteorológico que influencia SC é um ciclone subtropical no oceano, na altura de São Paulo e do Paraná, com deslocamento para o Sul nas próximas 24h. O meteorologista Marcelo Martins explica que o fenômeno, comum nesta época do ano, ocorre sobre o mar, empurrando a nebulosidade para as cidades da região litorânea.
Esse sistema favorece o transporte de umidade para o continente mantendo a condição de pancadas de chuva forte no Litoral e áreas próximas (Vale do Itajaí, especialmente o médio e baixo Vale).
O vento mais intenso que o ciclone subtropical vai provocar é em alto mar e nas proximidades do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na costa de Santa Catarina, o vento fica persistente na direção sudeste/sul com rajadas de 50 a 60 km/h. Esses ventos provocam alteração no mar na sexta-feira e no sábado, com picos de onda de 2 a 2,5 metros próximo a costa em boa parte do Litoral Catarinense e 3 metros no Litoral Sul.
Mais informações sobre previsão do tempo com a equipe da Epagri/Ciram.
Veja recomendações da Defesa Civil:
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos/escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.