O tradicional “Enterro da tristeza” que marca o começo das festas de carnaval em Florianópolis ocorrerá nesta quinta-feira, 4, no Centro da Capital. A concentração, está marcada para começar a partir das 14h, na esquina da ruas Mauro Ramos e Hercílio Luz. A festa deve seguir pelas ruas da região central até a meia noite.
O Enterro da Tristeza surgiu em 1964, organizado pelo Clube Paineiras, uma espécie de clube dos solteiros, sediado na Rua dos Ilhéus, no Centro. De acordo com o ex-presidente do clube, Maurício Amorim, o evento nasceu a partir da criação da Noite do Terror. O baile era realizado sempre na quinta-feira que antecedia o Carnaval, pois na sexta-feira era dia da tradicional festa do Clube Doze de Agosto.
Para entrar no Clube Paineiras o folião tinha que utilizar roupas pretas ou brancas ou ainda as duas misturadas. Como atrativo curioso, os organizadores decidiram fazer em frente ao clube um velório, que recebeu o nome de Enterro da Tristeza. Havia caixão com morcego, bruxas e outros utensílios para criar um clima fantasmagórico e festivo.