Décima primeira edição do evento foi aberta nesta segunda (19) em Florianópolis reunindo principais atores do ecossistema de energia brasileiro
Santa Catarina é um dos principais polos tecnológicos do país e há mais de uma década tem reforçado seu protagonismo no desenvolvimento de inovações e novas tecnologias para o setor elétrico brasileiro e global. Um grupo de cinquenta empresas ligadas a Vertical Energia da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia – tem liderado este movimento por meio de diversas iniciativas. O principal evento deste coletivo é o Energy Show, que em 2023 chega a sua décima primeira edição. O encontro iniciou nesta segunda-feira, 19 de junho, no Centro de Inovação ACATE, reunindo os principais atores do setor elétrico brasileiro, companhias públicas e privadas de geração, transmissão e distribuição, representantes do setor público e órgãos reguladores, além das próprias empresas de tecnologia.
Na abertura, o diretor da Vertical Energia, Wiliam Zanatta, destacou a liderança de Santa Catarina quanto ao desenvolvimento de tecnologias para o setor. “Nosso estado reúne praticamente todo o portfólio de inovação e tecnologia que uma empresa do setor de Energia necessita. São soluções para geração, transmissão, distribuição, eletromobilidade, comercialização, gás de baixo carbono e armazenamento”, destacou. O Energy Show, segundo Zanatta, se consolidou como a principal vitrine destas soluções e reforça o principal propósito da Vertical há 13 anos – promover conexões e geração de negócios. A edição de 2023 já é a maior já realizada, tendo quadruplicado os números de inscritos em relação a última edição, em 2022.
Presente na abertura do evento, o presidente da ACATE, Iomani Engelmann, destacou a força da Vertical Energia no movimento que a entidade lidera pela inovação por toda Santa Catarina, pela representatividade de suas empresas e pela própria organização do Energy Show. Além das Verticais, um dos principais programas estratégicos da entidade, o programa de inovação aberta LinkLab é outra iniciativa que tem interagido com o setor elétrico, ao promover por meio de desafios de inovação conexões de startups com empresas e entidades do setor de energia, como Engie, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), CTG Brasil, Eletrobras, WEG, entre outras.
Autoridades e lideranças do setor reforçam investimentos
A abertura do Energy Show 2023 foi marcada também pela participação e falas que destacam os principais investimentos de empresas públicas e privadas no segmento. O diretor presidente da CGT Eletrosul (Eletrobras), Cleicio Poleto Martins; o presidente da SC Gás, Otmar Müller; e o diretor presidente da CELESC, Tarcísio Estefano Rosa, apresentaram os planos de investimento das companhias no setor elétrico catarinense e na Região Sul. O diretor superintendente de Energia da Intelbras, Marcio Ferreira da Silva, reforçou a aposta da indústria no setor de Energia. Por fim, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett, e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, completaram a lista das autoridades que abriram o evento, reforçando as iniciativas que o setor público catarinense e da capital tem desenvolvido em prol da tecnologia na região.
O evento segue até 22 de junho em programação com conteúdos de forma híbrida – com transmissão gratuita pela internet -, como paineis, palestras, exposição de tecnologias, além de iniciativas de conexões e networking. Mais detalhes do evento em https://conteudo.energia.acate.com.br/energyshow. Organizado e realizado pela Vertical Energia ACATE e Energy Future, a edição 2023 tem a Eletrobras como anfitriã, além de Statkraft e Enel como co-anfitriãs, com dezenas de patrocinadores e expositores.