spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

Encontro da Oftalmologia Catarinense apresenta novidades para melhorar a visão e a qualidade de vida

EventosEncontro da Oftalmologia Catarinense apresenta novidades para melhorar a visão e a...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Entre os avanços em discussão está a nova tecnologia de lentes de contato multifocais, que oferece uma adaptação mais precisa para pessoas com presbiopia, proporcionando mais conforto e uma visão clara em diferentes distâncias.

No dia 23 de novembro, o Hospital Vista Medicina dos Olhos, em Florianópolis, será o cenário do Encontro da Oftalmologia Catarinense 2024. Organizado pela Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC) e Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO), o evento reunirá especialistas e profissionais da área para discutir os avanços e práticas na adaptação de lentes de contato, com foco nas condições de presbiopia e astigmatismo.

A presbiopia, uma condição comum que costuma surgir a partir dos 40 anos, é caracterizada pela perda gradual da capacidade de focar objetos próximos. Com o tempo, o cristalino, a lente natural do olho, perde flexibilidade, dificultando atividades como ler um livro ou enxergar a tela do celular. Entre os avanços a serem debatidos está a nova tecnologia de lentes de contato multifocais que permite uma adaptação mais precisa para pacientes com presbiopia, promovendo maior conforto e qualidade de visão para diferentes distâncias. 

Esse tipo de lente, segundo o estudo publicado na Ophthalmology Times (2023), oferece melhorias significativas na transição entre visões próxima e distante, minimizando distorções comuns em modelos mais antigos.

O encontro terá início às 8h30 com uma sessão coordenada pelo Dr. Ayrton Branco Ramos, presidente da SCO, que abrirá o evento destacando a importância da atualização técnica e científica para os profissionais do estado. “O Encontro da Oftalmologia Catarinense é uma oportunidade única para compartilharmos conhecimentos e experiências em um ambiente colaborativo. A adaptação de lentes de contato em condições como a presbiopia e o astigmatismo exige um aprimoramento constante, e este evento proporciona a troca de informações essenciais para os especialistas que buscam oferecer um atendimento de excelência aos pacientes catarinenses”, ressalta o Dr. Ayrton.

A programação começa com uma abordagem prática sobre presbiopia, trazendo a palestra da Dra. Cristina da Rosa Mendes Lunardelli sobre a multifocalidade, seguida por casos clínicos apresentados pelas doutoras Adriana Santos Soares, Tereza Cristina Prazeres, Marina Estrela e Julia Schuchovski Novello, com momentos dedicados à discussão entre os participantes.

Após o intervalo, a partir das 10h20, o foco será a adaptação de lentes para astigmatismo. A Dra. Tânia Mara Cunha Schaefer falará sobre a prática para astigmatismos regulares e irregulares, seguida por uma série de estudos de caso apresentados pelas doutoras Elisa Biesdorf Thiesen, Alena Lopes, Juliana Waterloo e pelo Dr. Marcio Diniz, culminando com as considerações da Dra. Larissa Bowens. Cada caso será acompanhado de discussões, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

O evento será encerrado com o espaço “SCO – Atualização sobre as Ações da SCO”, no qual serão discutidas as iniciativas e os projetos em andamento da Sociedade Catarinense de Oftalmologia.

As inscrições para o Encontro da Oftalmologia Catarinense 2024 estão abertas e podem ser realizadas no site sociedadesco.org.br.Texto e divulgação: Casa de la Gracia Comunica

Imagem: divulgação