Com o objetivo de preservar o principal instrumento de trabalho dos funcionários da rede municipal de ensino, acontece, nesta quarta-feira, dia 27, a partir das 18h, o 2º Encontro “Como vai sua voz” no Centro de Educação Continuada, na Rua Ferreira Lima, 82, Centro.
O evento, coordenado pela Secretaria de Educação da Capital, dá continuidade ao encontro realizado no mês anterior por ocasião do Dia Nacional da Voz, comemorado oficialmente no dia 16 de abril, e é destinado a representantes das Unidades Educativas, Entidades Conveniadas e Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino.
Além de palestras, haverá demonstrações de posturas corporais e entonação correta da voz, trabalhando na prevenção de futuros problemas vocais. Segundo a fonoaudióloga do Programa de Saúde e Bem-estar dos Servidores (PROSABES), Hannelore Matso, o trabalho auxilia não apenas os professores, como também os alunos. “O projeto alerta os professores a observar também os alunos, pois nem sempre os pais sabem da importância do cuidado com a voz”.
Muitos problemas estão relacionados à voz, como rouquidão, fadiga vocal, sensação de bolo na garganta, aperto, dor e ardor. Detectado o problema, professores e alunos são encaminhados para os fonoaudiólogos que atuam nas policlínicas da Secretaria de Saúde de Florianópolis.
Cuidados com a voz
Uma orientação é que o profissional mantenha a postura correta, livre de tensões e concentrando a respiração na região abdominal. Outro alerta diz respeito à disciplina de se fazer uma boa articulação das palavras e reduzir a velocidade da fala, não competindo com os ruídos, pois gritar machuca as pregas vocais pela tensão exagerada e pelo atrito entre os tecidos.
Uma alimentação leve facilita a respiração e evita o refluxo. Alimentos cítricos, a exemplo da maçã, possuem propriedades que são excelentes para a garganta e cordas vocais.