spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Empreendedora catarinense cria marca com produtos artesanais inspirada em Fernando de Noronha

VariedadesEmpreendedora catarinense cria marca com produtos artesanais inspirada em Fernando de Noronha
spot_img
spot_img

Compartilhe

Cerca de 60 artesãs produzem bolsas, chapéus, lenços e pareôs, exclusivos, com matéria-prima vinda da natureza

Conforto, leveza e estilo. Essas são características que definem a Zali. Criada há um ano, a marca surgiu com o intuito de criar produtos para encantar e embelezar ainda mais mulheres autênticas e modernas e que prezam pela qualidade e exclusividade na hora de se vestir. Com inspiração na Ilha Fernando de Noronha, a empresária Elizandra Meintanis idealiza as peças trazendo mais cor e vida através de bolsas, chapéus, lenços e pareôs, que compõem looks para qualquer ocasião.

As peças, produzidas no Nordeste brasileiro, trazem a palha de carnaúba como matéria-prima das bolsas e chapéus. Conhecida como a “árvore de vida”, a carnaúba é símbolo do estado do Ceará e oferece inúmeras utilidades com o aproveitamento dos frutos, palhas, raízes e madeiras. E foi nas palhas da árvore de carnaúba que a Zali encontrou o produto certo para ser transformado em beleza e glamour.

Handmade e sustentabilidade

Os produtos feitos a mão estão associados à ideia de sustentabilidade, pois peças feitas em grande escala e com o uso de máquinas e equipamentos tecnológicos acabam poluindo o meio ambiente de diversas formas. Além disso, os produtos artesanais possuem alta qualidade, o que significa que não serão descartados facilmente e não irão impactar o meio ambiente. A Zali, que tem como proposta valorizar o trabalho manual, gerar produtividade e renda para as mulheres dos pequenos municípios, mantém a tradição do trabalho manual e, aproximadamente 60 mulheres, do povoado de Itaçaiba no Ceará, participam das etapas do processo, desde o tingimento, secagem, costura, tranças, tramas e customização com pedras ágatas.

A Pedra Ágata é utilizada em grande parte dos modelos de bolsas Zali. Uma das pedras brasileiras com maior variedade de cores, ela se apresenta em diversos formatos e coloração. Essa pedra tem poder de cura e traz equilíbrio, harmonia e proteção para quem utiliza. As ágatas são pedras ligadas a terra e ajudam no equilíbrio físico e mental.

Exclusividade

A originalidade é o que faz a diferença! Toda mulher tem que ter o “pretinho básico” no guarda-roupa, mas vai ser com um lindo acessório que ela vai dar personalidade para o trivial. E é justamente na junção do mercado da moda que investe no artesanal, com o público consumidor que busca produtos com uma história e valores, que surge a proposta do consumo exclusivo, consciente e personalizado.

“Há algum tempo o feito a mão deixou de ser apenas um hobby e tornou-se uma atividade remunerada. O consumidor, hoje, busca cada vez mais imprimir a própria personalidade um tudo o que faz. E é aí que entra o “handmade” confeccionando produtos exclusivos, movimentando o mercado e gerando emprego. A Zali veio para valorizar ainda mais o poder feminino, enaltecer as belezas naturais do nordeste e gerar emprego e renda na região.” Ressalta Elizandra.