Pelo segundo e desafiador ano consecutivo, o restaurante da Capital recebe o Tripadvisor Travellers’ Choice Award, premiação da maior plataforma de viagens do planeta.
Estar entre os 10% dos melhores restaurantes do mundo e conquistar este título por dois anos seguidos e particularmente desafiadores coloca, além do Empório Capella, o nome de Florianópolis e Santa Catarina no rol de excelência em serviços e experiências ao público.
O prêmio é resultado de um trabalho estratégico e planejado diante de um cenário desafiador. A pandemia da COVID-19, claro, trouxe perspectivas diferentes do negócio, mas que foi absorvida pelos sócios como uma oportunidade. E o resultado foi o reconhecimento dessa gestão inteligente com a premiação.
Para Kanika Soni, CCO do Tripadvisor, além da criatividade e excelência, o que mais a impressionou é a maneira como a empresa adaptou-se a todos os desafios econômicos e de gestão. “O prêmio destaca quem são consistentemente excelentes – proporcionando experiências de qualidade repetidas vezes, mesmo ao navegar pelas mudanças nas expectativas dos clientes e nas novas formas de trabalhar. Com base em um ano inteiro de avaliações, a conquista da premiação demonstra o excelente serviço e experiência oferecido aos clientes em meio a uma pandemia”, afirma.
Para Renato Bittencourt, a premiação também fortalece os outros empreendimentos, a cidade e o Estado. “Ele vem num momento muito especial para nós e para a região. Receber o prêmio pelo segundo ano consecutivo demonstra que, apesar de todas as mudanças que aconteceram, conseguimos manter o padrão e a excelência da casa”, finaliza.
O Travellers’ Choice é o único prêmio da indústria de turismo baseado em milhões de avaliações e opiniões consistentes de viajantes de todo o mundo. É um reconhecimento anual e reflete “o melhor dos melhores” em serviço, qualidade e satisfação do cliente para restaurantes, hotéis, destinos, atrações e experiências.
O selo, dado apenas a 10% de toda a rede global que oferece experiências fantásticas a seu público, foi recebido junto às comemorações de quatro anos da casa pela Família Bittencourt e seus sócios, o chef executivo e consultor gastronômico Leandro, o administrador Marcio, a empresária Renata, e o publicitário Renato.
“Para ser referência na área, é preciso ir além do prato bonito e do preparo impecável chegando à mesa. A música, o ambiente, a iluminação, o atendimento e, principalmente, a atmosfera do Empório Capella fazem parte da experiência de quem nos visita”, conta Renato Bittencourt sobre a “receita” de sucesso do empreendimento.
“Criamos um espaço onde o tempo desacelera e as pessoas se esquecem do que acontece lá fora”, ele pontua. Os três ambientes – Garden, Salão e Deck – impressionam pela arte, décor e arquitetura, que reúne características do barroco, retrô e industrial e dão forma a um lugar encantador e cheio de detalhes.
Entre eles, o espelho barroco do século XVIII, a famosa árvore dos desejos, o sino de bronze datado de 1792 e a própria história do lugar, uma capela que permaneceu em atividade até final dos anos 80.
Os shows de jazz, blues, soul, bossa e música francesa também consolidam o ambiente intimista e autêntico da casa. Junto a toda essa personalidade, o Empório Capella ganha seu tom de experiência única com a icônica gastronomia liderada pelo chef executivo Leandro Bittencourt.
“Nossa gastronomia traz conforto e prazer, memórias afetivas e acolhimento. O prazer sensorial da composição de ingredientes, apresentação, sabor e qualidade. As técnicas vêm da gastronomia clássica e nossos pratos transitam, principalmente, pelas influências brasileira, italiana e francesa”, explica o chef e consultor gastronômico.
Leandro conta que, além de pratos mais artesanais e que fogem diretamente da linha de ultraprocessados, o cardápio inclui produções limitadas e exclusivas baseadas em muita pesquisa, contexto histórico e criações multidisciplinares. O Samburá foi um dos que recebeu grande destaque entre os pratos especiais da casa e envolveu diferentes cozinheiros, artesãos, pesquisadores e doutores da UFSC na sua elaboração.
“O resultado foi uma experiência sensorial que fala sobre os Sambaquis, os costumes e ingredientes locais, herdados pela miscigenação de culturas, evidenciando a troca de sabores e saberes. Um prato customizado de cerâmica foi produzido para servir o peixe grelhado, a farinha de mandioca artesanal, o caldo verde de peixe e, sim, sorvete de ostra.
Além do sucesso do sorvete de ostra, um dos ingredientes mais comentados foi a salicórnia, abundante em Florianópolis, um dos motivos pelo qual é fruto de pesquisa há 20 anos pela UFSC, com alto valor nutritivo e que pode substituir o sal, já utilizada como tal há anos na Europa, onde é conhecida como sal verde do mar.
Para conhecer mais, basta acessar www.emporiocapella.com.br e @emporiocapella no Instagram.
Créditos das fotos: Lara Becker