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Florianópolis, 23 novembro 2024

Employer branding: Grupo Lumis aposta nesta estratégia para captar, reter e desenvolver talentos 

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Após mapear as necessidades dos seus quase 90 colaboradores e propor ações de experiências, o DHO viu o engajamento aumentar de 50% para 90%

Desenvolver habilidades dos colaboradores está no top 5 das prioridades dos líderes de Recursos Humanos (RH), segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner. O levantamento “Top 5 Priorities for HR Leaders in 2022”, realizado no ano passado, contou com 500 depoimentos de líderes de diversos setores em 60 países.

Para 59% dos entrevistados, Habilidades e Competências está no topo da lista das necessidades; seguido por Organizacional, Projeto de Mudança e Gestão com 48%; Atual e Futuro e Banco de Liderança com 45%; Futuro do Trabalho com 42%; e Diversidade, Equidade e Inclusão com 35%.

Associado a essas necessidades está o employer branding, uma das 12 tendências de recursos humanos mapeadas para 2022. Employer branding é uma estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva sobre a empresa e seu local de trabalho, ou seja, uma prática essencial para o Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), que tem a missão de atrair talentos e reter os bons profissionais.

Essa estratégia vem sendo muito utilizada por empresas como o Grupo Lumis, composto pela Lumis Construtora e Urbanismo e a loteadora Costa Sul Urbanismo. Desde o início do ano passado, especialmente ao longo deste ano, o gestor do DHO do Grupo, Daniel Vieira Moraes, vem apostando ainda mais em ações com três finalidades: contratação, retenção e capacitação dos profissionais.

“Desde que decidimos investir mais na cultura organizacional do Grupo, a adesão dos nossos colaboradores nas ações aumentou de 50% para 90%. Outro ponto super positivo que estamos colhendo é a iniciativa orgânica. Como os colaboradores passaram a ter mais o sentimento de pertencimento, está sendo comum eles nos procurarem com ações diversas, as quais analisamos e, muitas vezes, adotamos”, destaca Daniel.

Mais do que investir nas tradicionais ações de datas sazonais, o DHO mapeou as necessidades dos seus quase 90 colaboradores e entendeu que era necessário investir em experiências, ou seja, “desempacotar as sensações” dos colaboradores. Entre as ações que fizeram bastante sucesso estão o Lumis Chef, em que os líderes serviram suas equipes durante um almoço; encontros mensais em restaurantes eleitos pelos aniversariantes do mês; viagens, voucher e prêmios em dinheiro por metas alcançadas; entrega de brindes em blitz promovidas durante o expediente sem aviso prévio; campanhas solidárias em prol de causas sociais; entre muitas outras.

Um outro ponto alto que vem se destacando no Grupo é o treinamento e capacitação de lideranças através de feiras, eventos e congressos. Mais do que fornecer o desenvolvimento externo, o DHO apostou no acompanhamento da capacitação interna dos líderes. Cerca de 20 gestores estão sendo capacitados através de encontros para desenvolver habilidades como comunicação, liderança, gestão de equipe e conflitos, ferramentas diversas e feedback.

“O acompanhamento é uma oportunidade de feedback de boas práticas entre nós líderes. É quando conseguimos validar o aprendizado e trocar as boas práticas aplicadas nos setores, o que reflete em mais qualidade final para a empresa”, destaca Daniela Vasques, gestora de marketing do Grupo Lumis.

Vagas em aberto

O Grupo Lumis está com algumas oportunidades em aberto, como corretores de imóveis e coordenador técnico de pós venda. Currículos e mais detalhes sobre essas vagas podem ser alinhados através do e-mail trabalheconosco@grupolumis.com.br. O Grupo também sempre disponibiliza as vagas de trabalho em sua página no LinkedIn.

Mais informações sobre o Grupo Lumis e suas empresas no site https://www.grupolumis.com.br