spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

Em novembro de 2024, Florianópolis sediará o maior encontro de música, inovação e sustentabilidade da região sul do país

VariedadesEm novembro de 2024, Florianópolis sediará o maior encontro de música, inovação...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O TUM FESTIVAL 2024 acontecerá entre os dias 2 e 9 de novembro, em Florianópolis – SC. Idealizado por Ivanna Tolotti, o TUM, que acontece desde 2019, tem o propósito de fomentar o ecossistema musical e de redes criativas com conferência (contendo workshops, rodadas de negócio e debates), showcases de artistas independentes e shows de artistas já renomados. Na semana do festival, haverá, ainda, o TUM Lab, iniciativa para aceleração de carreiras sob o comando do músico e produtor musical Max Viana.

Este ano, o TUM FESTIVAL não é apenas sobre música. “Tudo Pulsa” é mais do que um tema, é uma declaração de que nossa arte, nossa cultura e nosso planeta estão interligados em uma dança vital – e essa dança está em risco. A cada acorde que ouvimos, a cada som que nos emociona, estamos tocando a última chance de agir, de salvar não só a música, mas o palco em que ela se apresenta: a Terra.

O TUM FESTIVAL é um evento pioneiro no estado de Santa Catarina e tem como diferencial a sua conferência que reúne importantes players do mercado musical brasileiro e internacional com o objetivo de capacitar, promover e dar visibilidade para a música catarinense e brasileira, criando oportunidades e pontes como um facilitador de conexões e geração de negócios. 

A programação completa do TUM FESTIVAL será divulgada em breve, E o edital de chamamento para os showcases já está disponível no site: www.tumfestival.com.br. Músicos e bandas de todo o país podem inscrever seus trabalhos. Nesta edição, o festival será realizado no Boulevard 14/32 (Floripa Airport), no CIC – Centro Integrado de Cultura e no Centro Histórico de Florianópolis. 

Incentivo: Rede Imperatriz

Apoio Cultural: Floripa Airport e Hotel Faial  

Realização: PIC (Programa de Incentivo à Cultura), MIS- Museu da Imagem e do Som, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina

Esse projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo,  Cultura e Esporte e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.

Realização: Ivanna Tolotti Produções

Sobre o TUM FESTIVAL

Ao longo de seis anos, o TUM FESTIVAL se consolidou como o principal encontro de música e inovação do sul do país, reunindo artistas, diretores de festivais, programadores culturais, selos, gravadoras, associações e público em geral. Todos Unidos pela Música! Esse pulsar de vida, música, responsabilidade social e ecológica colocam o TUM como festival pioneiro entre seus pares espalhados pelo país e pela América Latina.

Em sua sétima edição, o TUM é um festival voltado para a cadeia produtiva da música, que envolve todos os setores que se relacionam a ela. Muito mais do que uma mostra musical, é um evento dedicado à geração de novos negócios, à profissionalização do mercado musical, ao fomento da cultura e à formação de plateias. Além de oferecer atrações musicais de forma gratuita, tem foco, especialmente, em fomentar o mercado com atividades formativas, workshops, masterclasses, palestras, rodadas de negócios, pitchings e showcases para músicos que queiram apresentar suas criações aos diversos profissionais da indústria da música. O Tum representa importante oportunidade para que os grupos independentes se qualifiquem para o mercado e para que se relacionem com outros setores fundamentais da cadeia produtiva da música, como selos, gravadoras, editoras, programadores, diretores de festivais, diretores de bares, casas noturnas, agregadores, distribuidoras, plataformas digitais, entre outros. A cada edição, as bandas selecionadas através de edital passam por uma verdadeira imersão, com capacitações voltadas à composição, concepção de obras musicais, produção musical, direitos autorais, distribuição digital, planejamento estratégico de carreira, preparação para rodadas de negócios, pitchings, etc. A proposta é fazer com que as atividades econômicas que compõem a cadeia produtiva da indústria da música se façam presentes em mesas de debate e espaços para trocas, abrangendo todas as etapas: formação, produção, distribuição, comercialização e exibição de bens ou de serviços musicais.

Tudo Pulsa
Hoje, mais do que nunca, precisamos entender que a música que amamos, os artistas que admiramos e os momentos que nos fazem vibrar só continuarão a existir se garantirmos a sobrevivência do planeta que nos acolhe. Muitos festivais ao redor do mundo já estão sofrendo os impactos diretos das crises climáticas. Ondas de calor, chuvas intensas e incêndios florestais têm colocado em risco a segurança e a realização desses eventos. Além disso, há uma crescente pressão para que os festivais se tornem mais sustentáveis, o que muitas vezes aumenta os custos de produção. Essas crises não afetam apenas a logística, mas também criam um senso de urgência sobre a relação entre cultura, meio ambiente e a responsabilidade dos organizadores.

O TUM FESTIVAL 2024 é uma celebração, sim, mas também um chamado à consciência. Uma chance de refletir, agir e engajar-se em um movimento que vai além dos palcos – um movimento pela vida.

Sustentabilidade

Uma das características mais marcantes do TUM FESTIVAL é se alinhar com as causas urgentes. Em 2024, um ano atravessado por graves incidentes ligados à questão climática que assolaram o país, o tema se faz pertinente e obrigatório. É necessário discutir e propor soluções. E a cadeia da música não pode ficar alheia ao que acontece no país e no mundo. O TUM FESTIVAL discutirá a questão em suas mesas de debate, coordenará suas ações de forma sustentável, inclusiva e diversa, e buscará promover a inclusão universal através de práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance), trazendo autoridades no tema para auxiliarem em todas as etapas da produção do festival.  

Renovação da marca

2024 é também o ano em que o TUM FESTIVAL apresenta sua nova marca: mais dinâmica, contemporânea, utilizando elementos e grafismos orgânicos e tendo sua paleta de cores inspirada nos pássaros do sul do país. Todo o material gráfico é pensado e desenvolvido tendo a natureza como motivadora.

Sobre Ivanna Tolotti

Idealizadora e diretora geral do TUM Festival, é apaixonada pela música brasileira, Ivanna Tolotti é natural do Rio Grande do Sul. Fincou raízes em Florianópolis e, inspirada pela música e pelos anseios da cadeia musical , criou o TUM FESTIVAL. E fez dele um dos mais importantes festivais do país. TUM é Todos Unidos pela Música e é isso que Ivanna Tolotti promove: a união para que artistas independentes ganhem projeção, reunindo o mercado e fortalecendo o seu desenvolvimento, agregando os profissionais para que na Conferência TUM, e criando pontes para que a música brasileira seja novamente reconhecida e respeitada mundialmente. Para isso, não mede esforços para reunir anualmente em Florianópolis os maiores nomes da indústria da música brasileira e internacional, sempre gerando oportunidades para os artistas em início de carreira para que eles possam brilhar nos palcos do TUM e em outros festivais. Vencedora na categoria ‘Melhor Produtora de Eventos’ do Prêmio Profissionais da Música de Brasília, em 2022, e ‘Melhor Curso de Music Business’, em 2023, se destaca pela sua visão empreendedora e inovação criativa.  Essas características marcantes que a fazem ser uma profissional referência no mercado musical nacional e internacional. 

Serviço
TUM FESTIVAL – Tudo Pulsa! Pelo Futuro da Música, Pelo Futuro da Vida!

Datas: de 2 a 9 de novembro de 2024
Locais

Boulevard 14/32 – Floripa Airport (Rod. Acesso ao Aeroporto, 6.200 – Carianos, Florianópolis – SC)
CIC – Centro Integrado de Cultura (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC)
Centro Histórico de Florianópolis

Crédito da foto: Larissa Trentini