spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Em meio às comemorações dos 350 anos de Florianópolis, Imperial Hospital de Caridade moderniza Centro Cardiológico Avançado

SaúdeEm meio às comemorações dos 350 anos de Florianópolis, Imperial Hospital de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A revitalização e o investimento em equipamentos para esta área de alta complexidade representam um marco na história da cardiologia do hospital

No mês em que iniciaram as comemorações dos 350 anos de Florianópolis, o Imperial Hospital de Caridade (IHC) lançou a nova sala de Hemodinâmica, com a modernização do Centro Cardiológico Avançado. A revitalização e o investimento em equipamentos para esta área de alta complexidade representam um marco na história da cardiologia do hospital. O evento foi realizado no IHC, na última terça-feira, 7 de março.

A cardiologia é hoje uma das especialidades médicas mais significativas para Florianópolis dentro do IHC, e retomar uma atividade tão importante quanto a Hemodinâmica é imprescindível para a segurança dos pacientes e da sociedade catarinense.

Participaram do evento o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a secretária municipal de saúde, Cristina Pires Pauluci, a coordenadora de projetos especiais e relações com a sociedade civil, Zena Becker e o CEO do grupo Hospital Care, Fernando Machado, e o diretor e presidente do HUB Florianópolis, Dr. Sérgio Marcondes Brincas, além de médicos da Grande Florianópolis, cardiologistas clínicos, médicos cirurgiões, cirurgiões cardiovasculares e hemodinamicistas.

“Em toda a sua história, a cardiologia do Imperial Hospital de Caridade soma incontáveis momentos marcantes, que se fôssemos listar, não haveria agenda suficiente. Mas, cabe lembrar a participação da cardiologia clínica, atualmente um braço forte na instituição, a cirurgia cardíaca, que teve, talvez, o seu ápice em 2008, quando foi realizado o único transplante cardíaco em Florianópolis, e a história da própria hemodinâmica desde o seu início”, afirma o diretor e presidente do Grupo Baía Sul, Dr. Sérgio Marcondes Brincas. 

Em 2015, também houve a inauguração do Bloco de Alta Complexidade, com um novo Centro Cirúrgico e, principalmente, a UTI Coronariana.

“O resgate do IHC como um hospital atual e forte, é um sinônimo do padrão de saúde que caracteriza a medicina de Florianópolis e da história do ensino médico de Santa Catarina. Agora, com a inauguração da nova sala de hemodinâmica, estamos escrevendo mais um capítulo importante para a história da cardiologia”, completa Dr. Sérgio Marcondes Brincas.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, elogiou o trabalho realizado no IHC. “Que continue esse trabalho bonito que tem sido realizado, porque quando a gente vem aqui, vemos um hospital de quase 250 sendo revitalizado e com a criação de novas opções de saúde para a cidade. Temos um povo que olha pro Imperial Hospital de Caridade e tem nele a segurança da sua saúde, do seu futuro e da sua família, e sempre teve. É muita história, uma história de sucesso, e desejo que continuem transformando ainda mais a instituição, com equipamentos e excelência que Florianópolis espera e merece”, concluiu. 

Os médicos que ajudaram a constituir o serviço e tornar a cardiologia uma referência histórica para Florianópolis e para o Estado de Santa Catarina foram homenageados no evento, e os primeiros a visitar a nova sala, os cirurgiões cardíacos, Dr. Frederico Di Giovanni, Dr. Djalma Luiz Faraco, Dr. Everton Luz Varella; Dr. Mário Mussi e Dr. Odi Jose Oleiniscki, cardiologistas referências na cidade e que por anos contribuíram para o avanço da cardiologia no IHC; Dr. Francisco Carlos Heinzen, Dr.  Artur Luis Wallbach Barreto e Dr. Marcos Flavio Moellmann Ribeiro, cardiologistas e fundadores do primeiro serviço de Hemodinâmica do Imperial Hospital de Caridade, e Dr. Daniel Mello, atual chefe do serviço de cardiologia clínica do IHC.