Com cerca de 250 mil usuários, os veículos da empresa já percorreram mais de 1,8 milhão de km na capital catarinense em apenas 1 ano e meio de operação
São Paulo, janeiro de 2025 – Você já pensou em uma cidade onde cada quilômetro percorrido contribui para um futuro mais verde? Essa é a realidade que Florianópolis tem vivenciado nos últimos 18 meses, graças às patinetes elétricas da Whoosh, multinacional de micromobilidade. Desde seu lançamento, em junho de 2023, a empresa conquistou mais de 247 mil usuários e ajudou a reduzir mais de 65 toneladas de emissões de CO2. Com mais de 1,8 milhão de quilômetros rodados pela capital catarinense, os números impressionam e reforçam o impacto positivo de alternativas de transporte sustentável no cotidiano urbano, que além da redução das emissões, também contribuem com a diminuição da poluição sonora e do tempo perdido no trânsito.
“Nosso objetivo vai muito além de oferecer uma alternativa de transporte. Queremos ser agentes de transformação, ajudando a construir cidades mais inteligentes, sustentáveis e conectadas às necessidades do futuro. Florianópolis é um exemplo de como a micromobilidade pode gerar impactos reais, não apenas no dia a dia das pessoas, mas também na preservação do meio ambiente. Cada quilômetro rodado com nossas patinetes elétricas é um passo em direção a uma mobilidade urbana mais consciente e eficiente”, afirma Francisco Forbes, CEO da Whoosh no Brasil.
Florianópolis foi a porta de entrada da companhia no país, que hoje é a empresa de micromobilidade melhor avaliada do Brasil. Iniciando suas operações no Centro da cidade, a expansão tem sido expressiva: a micromobilidade da empresa agora alcança bairros como Estreito, Coqueiros, Beira Mar, Agronômica, Trindade, Itacorubi, Jurerê, Canasvieiras e Lagoa da Conceição. Para atender à crescente demanda, a Whoosh também ampliou sua frota em 30%, passando de 1.000 para 1.300 patinetes elétricas disponíveis na capital catarinense.
Esse crescimento reflete o compromisso da Whoosh em atender as necessidades de mobilidade dos moradores e turistas da cidade. Com uma infraestrutura que conecta os principais bairros, a empresa facilita deslocamentos de forma rápida, prática e sustentável. “Florianópolis foi escolhida estrategicamente por seu potencial para integrar soluções de micromobilidade, e os resultados têm superado nossas expectativas”, comenta Francisco Forbes.
Além disso, a ampliação da frota e das áreas atendidas foi acompanhada por investimentos em tecnologia e segurança. Os equipamentos da Whoosh são constantemente monitorados e passam por manutenção preventiva, garantindo uma experiência confiável para os usuários.
Sobre a Whoosh
A Whoosh é uma empresa internacional de tecnologia que desenvolve e implementa de forma independente soluções de transporte de micromobilidade, por meio do uso de patinetes. A empresa que gerencia o serviço também lançou uma escola de condução para garantir a segurança dos usuários. Os patinetes da marca são equipados com o seu próprio módulo Whoosh IoT (Internet of Things), que permite controlar totalmente o estado e as condições do veículo. Os dados recebidos dos equipamentos permitem a criação de relatórios analíticos sobre micromobilidade, que podem ser de informação muito útil para as autoridades urbanas responsáveis pelo planeamento e desenvolvimento de políticas ambientais das cidades onde a Whoosh opera. Mais informações no https://whoosh.bike/br