spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Em Florianópolis, Varejo Tech Day reúne mais de 600 pessoas para falar sobre inovação e tecnologia

TecnologiaEm Florianópolis, Varejo Tech Day reúne mais de 600 pessoas para falar...
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

No dia 13 de julho, empreendedores, executivos, investidores e estrategistas vieram de várias regiões do Brasil para falar sobre as tendências de varejo

Com mais de 600 inscritos e 20 corporates, ocorreu na quinta-feira, 13 de agosto, a segunda edição do Varejo Tech Day, evento da Vertical Varejo da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) para debater inovações e tendências deste mercado, em Florianópolis (SC). Foram cerca de 10 horas de conteúdo, entre palestras técnicas sobre tecnologia, sobre o setor varejista como um todo, além de sessões de matchmaking: apresentações de 15 empresas de tecnologia e fundos de investimentos interessados na busca por conexões e negócios. 

CLBR0935.jpg

Um dos principais objetivos do Varejo Tech Day é integrar diferentes atores do ecossistema de tecnologia aplicada ao segmento: executivos de grandes empresas, representantes de hubs de inovação e fundos de investimentos, empreendedores de startups, entre outros. Bruno Guimarães, diretor da Vertical Varejo ACATE, organizadora do evento, definiu o evento como um “caldeirão” com diversos perfis de pessoas “unidas para compartilhar conteúdo, resolver problemas da sociedade e do varejo como um todo, para de fato agregar ao ecossistema não só de Santa Catarina, mas do Brasil como um todo”.

Assuntos destaques do evento

O primeiro painel da noite foi com Ana Carolina Parra, diretora de growth na Raia Drogasil. Segundo ela, o grupo farmacêutico tem investido em tecnologias e relacionamentos com startups para ampliar a experiência do cliente. Depois, o painelista convidado e diretor da multinacional italiana Zucchetti,  Wagner Muller, trouxe aos palcos a trajetória de crescimento e investimento no Brasil da empresa, maior grupo de tecnologia da Itália e com forte atuação no varejo.  

A mesa redonda sobre varejo e inovação, apresentada por Fábio Nunes, fundador da Equilibrium e diretor de tecnologia do grupo Boticário,  contou com a participação de Rafael Fiedler, diretor de marketing do Grupo Almeida Junior; Alfredo Lopes, diretor de TI do Grupo Pereira; e Alexandre Queiroz, diretor de estratégia da Zanthus.

O contexto de investimentos foi apresentado no painel por Rafael Assunção, da Questum. O executivo falou sobre as oportunidades de aproximação e como grandes varejistas buscam as startups para acelerar as transformações digitais nas empresas por meio de aquisições estratégicas. O palestrante Marcos Medeiros, gestor de comunidades da Ambev, também contou sobre a aproximação das startups no contexto da distribuidora. A Stone fechou o evento com fala de Bernardo Carneiro, sócio e diretor, sobre as tendências que estão mudando o varejo.

Presença de gestores públicos

Também presente no evento, o secretário de Santa Catarina de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo  Fett, reforçou a importância de encontros como o Varejo Tech Day para fortalecer o ecossistema empreendedor de Santa Catarina. Durante a fala, convidou empreendedores a se engajar e pensar juntos ao governo do Estado em políticas públicas que coloquem o setor produtivo no centro das estratégias. 

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, trouxe em sua fala a vontade de transformar o município em um lugar cada vez mais diverso e inclusivo. Para ele, isso passa por incluir as pessoas na sociedade  de consumo, no mercado de trabalho, tudo isso com boas infraestruturas de moradia e qualidade de vida. “A coisa que eu mais gosto é vender Florianópolis e, se eu fosse varejista, eu ia vender Florianópolis. Formamos uma cidade única, com jeitão de cidade pequena, empreendedores de cidade mundial e um povo maravilhoso.”

Sobre a Vertical Varejo

A Vertical de Varejo da ACATE conta com mais de 150 empresas que desenvolvem e comercializam soluções tecnológicas para o varejo. Com atuação em rede e fortalecimento mútuo dos negócios, as ações do grupo envolvem encontros periódicos, rodadas de conversa e negócios, apresentações de pitch e eventos de conexão com fundos de investimento. Os projetos do grupo impactaram cerca de 1600 pessoas em 2022 e geraram 315 oportunidades de negócios. No Varejo Tech Day, organizaram toda a estrutura para receber tomadores de decisão de vários estados brasileiros, mas principalmente da região Sul do Brasil.

“Neste ano, voltamos o olhar para falar não apenas com empreendedores e pessoas da área de negócios, mas também com quem de fato implementa tecnologias, como gestores de TI e diretores técnicos. Fizemos isso com maestria”, avalia Bruno Guimarães, diretor da Vertical Varejo.  “O Varejo Tech Day está se consolidando como o principal evento de Varejo do Sul do Brasil e para isso contamos com o apoio de todos os empreendedores associados”, completa. 

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. Suas ações buscam aumentar o reconhecimento dessa indústria no estado, país e internacionalmente. A entidade é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab, as Verticais de Negócios, e a rede de investidores-anjo.