spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Eletrosul abre exposição de fotos que resgatam atuação histórica de empregados no apagão de 2003

VariedadesEletrosul abre exposição de fotos que resgatam atuação histórica de empregados no...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Nesta quinta-feira, 31, a Diretoria Executiva da Eletrosul fará uma homenagem aos empregados que atuaram em apoio à Celesc no restabelecimento do fornecimento de energia a Florianópolis, depois do incidente que deixou a parte insular da Capital às escuras, há dez anos. No hall da empresa, um acervo fotográfico com cerca de 90 imagens em exposição resgata a “Jornada 55 Horas” – tempo que duraram os serviços – e os investimentos de quase R$ 700 milhões feitos posteriormente para integrar a Ilha ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e dar mais segurança ao suprimento de energia à Grande Florianópolis.

Além da mostra fotográfica, aberta para visitação até a próxima sexta-feira,1, uma réplica da linha de transmissão provisória, que foi instalada na ocasião sob a ponte Governador Pedro Ivo Campos, também está em exposição para relembrar a criatividade, desempenho e a capacidade de pronta resposta demonstrada por engenheiros e técnicos eletricistas para restabelecer em tempo recorde o abastecimento de energia da Ilha.

Um contingente de aproximadamente 150 empregados da Eletrosul em Florianópolis, São José e, inclusive, de cidades mais distantes como Capivari de Baixo, Joinville e Curitiba, foi mobilizado para auxiliar a Celesc naquela situação de emergência. Os técnicos da Eletrosul tiveram participação efetiva desde a discussão sobre a melhor e mais ágil alternativa técnica até a instalação, propriamente, do trecho da linha de transmissão provisória (138 kV) sob a ponte Governador Pedro Ivo Campos, que permitiu retomar a conexão com o sistema elétrico do continente.