O branding digital dá personalidade às organizações ao trabalhar a comunicação e transmitir ideias em seus conteúdos e publicações. Veja quais elementos-chave aplicar na sua estratégia de branding digital!
O branding digital é algo que vem crescendo nos últimos anos. Ele trata não apenas de transmitir uma marca, tem a intenção de dar personalidade a ela.
Antigamente quando se pensava em uma empresa se lembrava apenas do nome dela e do logo. Com a internet, agora elas passam a ser vistas como pessoas.
Elas possuem posicionamento, tem uma comunicação visual única em todos os canais, faz gestão de informação e marketing, entre outros. Conseguir tudo isso pode ser uma tarefa difícil, afinal, como se transforma uma organização em algo que transmite sentimentos?
As estratégias de branding digital visam exatamente isso: dar personalidade. Saiba quais são os elementos-chave que não podem faltar na estratégia de branding digital!
1. Trabalhe com marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma forma de ajudar os consumidores a sanarem suas dores. Ele traz informações relevantes que podem ser consumidas no cotidiano.
Também demonstra como a empresa está preocupada em ajudar seus clientes. Essa estratégia de branding digital traz retorno, mas deve ser bem elaborada.
A linguagem utilizada deve manter o mesmo tom de outros canais para transmitir uma imagem única.
Também deve ter personalidade, apesar de ser educativa pode trazer posicionamentos que combinam com a visão da organização.
2. Use vídeos na estratégia de branding digital
Os vídeos são recursos interessantes para qualquer estratégia de branding digital. Eles conseguem um grande alcance e são mais próximos de quem os assiste.
Desde o primeiro momento devem transmitir uma mensagem. Por isso, aproveite para criar intro com um editor de vídeo que seja simples e que tenha modelos que chamem a atenção e sejam empolgante.
Afinal, os primeiros segundos podem ser decisivos na transmissão da imagem que se deseja passar. Para isso aposte em um software de qualidade combinado com imagens e áudio que gerem a sensação desejada, como as opções da InVideo.
3. Foque na criação da identidade visual
Como mencionado, o branding digital deve ter uma imagem única em todos os canais. A identidade visual deve ser elaborada para transmitir a mensagem desejada.
Um dos passos é definir qual será o logotipo oficial. Esse será usado para identificar a marca onde quer que seja. Além disso, é preciso estabelecer a tipografia, ela deve ser oficial.
Sempre que um material for produzido o padrão deve ser seguido. Todos os elementos visuais devem servir para identificar a marca. Mesmo que não se tenha o logo, deve ser fácil identificar de qual branding se trata.
4.Escolha os canais de presença
O branding digital deve ser pensado até mesmo quando se fala em presença online. Se a empresa deseja passar uma imagem séria, não deve estar em redes sociais usadas para entretenimento.
É preciso estar nos lugares em que os clientes estão e assim chegar até eles. Simultaneamente a escolha deve ser cuidadosa para que não se crie uma imagem indesejável.
Além disso, é preciso adaptar a imagem ao canal escolhido. A identidade visual será muito importante nesse ponto.
Ela deverá ser mantida se adequando a diferentes realidades. Por exemplo, em uma rede social a imagem de capa pode ser redonda e em outra retangular.
5. Invista na UX
A experiência do cliente é algo que vem sendo cada vez mais discutido. É preciso, mesmo no ambiente online, fazer com que ele se sinta acolhido e tenha suas necessidades atendidas.
O branding digital deve ter uma personalidade e esse normalmente quer ser amigável. Por isso, deve mostrar isso aos consumidores, por exemplo, quando eles navegam no site.
O layout precisa ser agradável, as páginas fáceis de navegar e carregar rapidamente, além de outros. A ideia é que o usuário seja colocado em primeiro lugar, com páginas que são aperfeiçoadas constantemente para atender as necessidades.
Isso reflete uma das estratégias de branding digital que visa elevar as experiências, tornando-as inesquecíveis. As estratégias de branding digital são essenciais para que se consiga transmitir uma imagem única para a empresa. Isso deve refletir seus posicionamentos e visões.
Quando isso é conseguido, se ganha consistência na marca, mas até chegar a esse ponto é preciso investir em planejamento, comunicação, vídeos e recursos diversos.
Então, preparado para investir nos elementos-chave em sua estratégia de branding digital?
Foto: Pixabay