spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Eleição de diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino reúne mais de 34 mil votantes

EducaçãoEleição de diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino reúne mais...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Com um colégio eleitoral de cerca de 34 mil pessoas, ocorrerá no dia 30 de novembro, das 8h às 17h, a eleição de diretores para as unidades educacionais da Prefeitura de Florianópolis. Pais, professores, funcionários e alunos do quinto ano à oitava série poderão votar. Ao todo 104 instituições participarão do processo.As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

Os dirigentes eleitos ficarão no cargo pelo período de três anos, de janeiro de 2014 a janeiro de 2017. O resultado da votação será divulgado nas instituições de ensino após as 17 horas, no mesmo dia das eleições. A homologação e divulgação oficial será no dia 5 de dezembro, podendo os candidatos entrar com recurso no dia 02 de dezembro, das 13 às 19 horas, no Protocolo da Secretaria Municipal de Educação.

Por meio da parceria com Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que se fez através do apoio do Presidente Eládio Torret Rocha, as eleições ocorrerão com o uso de urnas eletrônicas, que serão entregues nas instituições de ensino no dia 29 de novembro e recolhidas no dia 02 de dezembro. As unidades com turmas a partir do quinto ano receberão 3 equipamentos e nas demais dois. No total, 234 urnas serão utilizadas.

Para cadastrar os candidatos, o TRE disponibilizou 8 técnicos que também acompanharão as eleições. O órgão elaborou cadernos de votação para fazer o treinamento dos mesários, que foram escolhidos pelas unidades educativas. O curso será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, segunda e terça-feira, a partir das 13 horas, no Centro de Educação Continuada (CEC), na Rua Ferreira Lima.

Perfil de votação na rede

Entre as unidades que participarão das eleições, 79 têm apenas um candidato, são 36 creches, 20 núcleos de educação infantil, 14 escolas básicas e 9 desdobradas. Ao todo onze instituições têm dois aspirantes ao cargo, são 9 creches, 1 NEI, 9 escolas básicas e 1 desdobrada. Com três possíveis diretores, estão 5 instituições, 2 creches, 1 escola básica e 2 NEIs.

Nas Escolas Básicas Almirante Carvalhal, em Coqueiros, e Osmar Cunha, em Canasvieiras, não haverá eleição, visto que tais unidades não apresentaram candidatos. As Creches Morro da Queimada, no bairro José Mendes, e Monsenhor Frederico Hobold, na Costeira do Pirajubaé, também não têm representantes. Já A Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, e as Creches Municipais Nossa Senhora Aparecida, no Pantanal, e Almirante Lucas Alexandre Boiteux, no Centro, tiveram as inscrições de seus concorrentes indeferidas por não concluírem o curso de diretores.

Esta formação foi ofertada pela Gerência de Formação Permanente e desenvolvido na modalidade a distancia, com carga horária de 40 horas. A conclusão do curso foi um dos critérios para concorrer ao cargo.

Para a posse

Os candidatos precisarão atingir 1/3 de cada segmento para poder assumir ao cargo. Se o eleito não alcançar quórum mínimo, caberá à Secretaria Municipal de Educação indicar o nome para dirigir a unidade.

Nas 79 instituições que contam com apenas um candidato, o educador deverá ter cerca de 33 por cento dos votos validos. Nas Sete instituições que não há representante, onde não terá eleição, a SME igualmente será responsável por escolher um profissional para assumir o cargo.

Maiores colégios eleitorais

A Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, no bairro Ingleses, é onde está concentrado o maior número de votantes, sendo 104 professores e funcionários, 853 pais e responsáveis e 516 alunos, somando 1.416 eleitores. Em segundo lugar está a Escola Maria da Conceição Nunes, no Rio Vermelho, com um colégio eleitoral de 1,216 pessoas, divididos em 24 professores e funcionários, 548 pais e responsáveis e 614 alunos. Por outro lado, com o menor número de votantes está o Núcleo de Educação Infantil Pântano do Sul, com 35 pessoas, sendo 8 professores e funcionários e 27 pais e responsáveis.

Democracia perpetuada por gerações

O processo de eleição direta para diretor ocorre desde 1986. Em um primeiro momento, só havia eleição em escolas básicas (1º ano à 8ª série). A partir de 1994, o processo foi ampliado para todas as unidades, contemplando também as escolas desdobradas (1º ano ao 5º ano), bem como para as creches e os núcleos de educação.