Ao lado dos sócios, Isabela Blasi, de Florianópolis, cofundadora e diretora de Novos Negócios da Indicium, ajuda empresas como Bayer e PepsiCo a usarem dados a favor do crescimento do negócio
Advogada e ex-pesquisadora por um programa da Universidade de Cambridge em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina, Isabela Blasi co-fundou a Indicium. A empresa global, com sede em Nova Iorque e escritórios em SP e SC, cria soluções em ciência de dados, analytics e Inteligência Artificial para enterprises como Bayer, PepsiCo, Burger King e Volvo, registrando um crescimento de 100% a 150% ao ano.
Ela começou a empreender e hoje, aos 28, promotora da inovação e tecnologia no departamento de Novos Negócios e Parcerias Estratégicas, Isabela é a principal responsável por 50% da receita realizada em 2022. Em maio, Isabela e os sócios receberam um boost para impulsionar o negócio, a rodada de até US$40 milhões do fundo norte-americano Columbia Capital deve ajudar a Indicium no desafio de se tornar a maior empresa especialista em dados nas Américas.
“Percebemos há alguns anos que as empresas melhor sucedidas sempre olham para os dados para tomar decisões estratégicas. Elas entendem que os dados não mentem e oferecem um diagnóstico preciso sobre a saúde do negócio, além de apontar insights valiosos para que a marca mantenha-se relevante no mercado, com diferenciais competitivos fortes”, afirma Isabela.
Para atender a necessidade dessas empresas, a Indicium, por meio de um diagnóstico individual, constrói uma estratégia de dados customizada, além de acompanhar, fomentar e otimizar projetos para facilitar a escala e seguimento da jornada data driven. “Trabalhamos com metodologias que permitem que as ferramentas se integrem umas às outras, analisem grandes volumes de dados e permitam o fluxo entre sistemas e fontes diferentes em um único local, otimizando tempo e facilitando a tomada de decisão. Isso garante um fluxo contínuo de decisões inteligentes”, detalha Isabela.
Entre os diferenciais da empresa, estão metodologias avançadas para análise, extração e leitura de dados, como a Modern Data Stack, metodologia usada por empresas como Uber, Netflix e Spotify. Basicamente, diferente de outras metodologias, a MDS permite que grandes volumes de dados sejam processados de forma rápida e eficiente.
Para oferecer uma cultura contínua de dados, com equipes diversas, a Indicium também forma talentos anualmente pelo programa de trainee da companhia, o Lighthouse, e da Indicium Academy, plataforma de educação em dados para profissionais em diferentes estágios da carreira. Essa é uma forma que a empresa encontrou de levar pessoas qualificadas para o mercado, incluindo as próprias empresas clientes, além de formar equipes com diversidade de perfis, que se complementam. Segundo Isabela, mulher na área de tecnologia, esse é um compromisso assumido pela empresa para transformar o mercado.
A atuação na Indicium projetou Isabela a presidência do Lide Futuro de Santa Catarina, e, recentemente, a eleição como membro do Conselho Deliberativo da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), onde será uma das responsáveis acerca do Estatuto Social no período de 2024 a 2026.
O objetivo agora, segundo Isabela, é consolidar a Indicium como a principal empresa de dados das Américas, com o apoio dos sócios, o CEO Matheus Dellagnelo; Daniel Avancini, Diretor de Dados; e Vitor Avancini, Diretor de Tecnologia. Até aqui, a empresa já conseguiu gerar R$ 1 bilhão em retorno de investimento para seus clientes e projeta consolidar um time com 300 pessoas, distribuídas entre os escritórios de São Paulo, Florianópolis e a sede da empresa em Nova Iorque.