spot_imgspot_img
Florianópolis, 2 abril 2025
Florianópolis, 2 abril 2025
spot_imgspot_img

Edital para serviço de compartilhamento e aluguel de bicicletas será lançado até o fim do mês

GeralEdital para serviço de compartilhamento e aluguel de bicicletas será lançado até...
spot_img

Conheça os cinco elementos que transformam a cozinha no novo centro emocional do lar

O Ateliê Todeschini Floripa traduz as novas tendências de convivência em...

Doenças cardiovasculares matam 400 mil por ano e são tema de congresso em SC

Hospital SOS Cárdio apresenta avanços em abordagens minimamente invasivas,...
spot_img
spot_img

Compartilhe

 A Prefeitura de Florianópolis vai lançar até o fim do mês de abril o edital de licitação para a concessão do serviço de compartilhamento e aluguel de bicicletas, o Floripa Bike. A intenção da administração municipal é a de que o serviço comece a ser oferecido até o final do ano, de modo a ser mais uma opção de transporte público na próxima alta temporada.

De acordo com a autora do projeto, a arquiteta Vera Lúcia Gonçalves da Silva, do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), a implantação de todo o projeto se dará em quatro fases, num período de três anos, totalizando 85 estações, 595 bicicletas e 1.190 suportes para “estacionamento” dos veículos. Em cada estação, serão sete bicicletas e 14 suportes.

Definiu-se que o número de suportes será o dobro da quantidade de bicicletas de cada estação para que ela tenha condições de receber as que vierem de outros lugares.

A princípio, o Floripa Bike vai contemplar três áreas da Capital: a região central, Coqueiros e  Trindade/Santa Mônica. Isto em razão da infraestrutura parcial de ciclovias de que dispõem, da baixa velocidade de trânsito permitida nestas regiões e por tratarem-se de “polos geradores de viagens”, tendo em vista o fluxo de estudantes universitários, por exemplo.

Mas as áreas a serem beneficiadas com as bicicletas públicas poderão ser ampliadas, dependendo da avaliação do resultado obtido com o projeto piloto.

A também chamada fase zero vai contar com 28 estações, 196 bicicletas e 392 suportes. Na fase um, serão mais 24 estações, 168 bicicletas e 336 suportes; na fase dois, outras 20  estações, 140 bicicletas e 280 suportes, e na fase três, mais 13 estações, 91 bicicletas e 182 suportes.