O Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, vai anunciar a assinatura dos contratos dos 138 projetos vencedores do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura na próxima segunda-feira, 23, às 9h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura. Serão distribuídos em torno de R$ 6 milhões aos proponentes vencedores. O recurso será pago em parcela única e o proponente terá até 12 meses para a realização do projeto. As informações são da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado.
No total, os membros do júri selecionaram 138 projetos, ou seja, optaram por não utilizar todas as premiações disponíveis. A decisão foi baseada nas diretrizes gerais norteadoras da avaliação para seleção dos projetos, que incluíam relevância cultural e artística da iniciativa proposta, orçamento compatível com os fins objetivados e adequação às finalidades e condições do regulamento.
Mais sobre o processo – Foram recebidas 965 inscrições para as sete grandes áreas abarcadas no edital. O maior número de habilitados na primeira fase ficou por conta da categoria Música, com 138 projetos; seguida por Teatro com 87; Artes Visuais com 78; Patrimônio Cultural com 47; Letras com 36; Dança com 35; Artes Populares com 22; e Passagens com um projeto habilitado.
Participam do edital projetos das áreas de Artes Populares (subdividido em Folclore e Artesanato e Artes Circenses), Artes Visuais (subdividido em Projetos e Obras e Bolsas de Execução), Dança (para circulação, montagem e pesquisa), Letras (subdividido em Publicações e Escritor na Escola/Mediadores de Leitura), Música (para circulação, produção e gravação de CDs e DVDs e pesquisa), Patrimônio Cultural (subdividido em Material, Imaterial, Museus e Acervos e Educação Patrimonial), Teatro (para circulação, montagem e pesquisa) e ainda Passagens para Intercâmbio.