spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Economista Enrique Peñalosa abre o Fronteiras do Pensamento nesta segunda-feira

EventosEconomista Enrique Peñalosa abre o Fronteiras do Pensamento nesta segunda-feira
spot_img

ACIF conquista prêmios de excelência em gestão e inovação em Santa Catarina

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) comemora importantes reconhecimentos...

Por que escolher uma instituição financeira cooperativa?

Elas se destacam pelo impacto positivo na comunidade local...

BRDE vai premiar startups vencedoras do programa de aceleração

Encerramento do BRDE Labs SC Growth 2024 acontece no...
spot_img

Compartilhe

Começa nesta segunda-feira, 7, às 20h, no Auditório da FIESC, o Fronteiras do Pensamento. A palestra do dia é com o economista e ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa. O preço por palestra é de R$40 e o passaporte para os três dias custa R$100. Os ingressos podem ser adquiridos pela Blueticket.

Na terça-feira, 8, o palestrante será o psicanalista Contardo Calligaris e no último dia do evento, quarta-feira, 9, a palestra fica por conta do físico Marcelo Gleiser.

O colombiano Enrique Peñalosa abordará o tema “uma cidade mais sustentável”. Como prefeito de Bogotá, entre 1998 e 2001, Peñalosa implantou um sistema de transporte coletivo que hoje é considerado modelo. O ex-prefeito resolveu o problema do trânsito da cidade sem alargar avenidas, mas construindo 350 km de ciclovias e calçadas largas e com a proibição de que os carros estacionassem nas ruas.

A conversa com Peñalosa vem em um momento em que muito se discute o papel do transporte coletivo e da mobilidade urbana no país. Centro das atenções durante as manifestações de julho de 2013, os dois pontos são a especialidades do prefeito que considera o transporte coletivo mais importante que o privado, e segundo o qual carros estacionados na rua seriam um símbolo da falta de democracia e da desigualdade.

Durante seu mandato, Peñalosa desenvolveu grandes projetos como o banco de terras; o distrito dos parques (incluindo a Rede Bogotá de Ciclovias); o distrito de bibliotecas; o Transmilênio (sistema de transporte coletivo), além de construir e reconstruir mais 1.100 parques. Enrique preside atualmente o Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), ONG norte-americana que presta assistência técnica no desenvolvimento de meios de transporte sustentáveis na Ásia, África e Américas. Estudou Economia e História na Duke University, na Carolina do Norte (EUA) e fez Doutorado em Administração Pública na Universidade de Paris II, França. Hoje, atua globalmente defendendo cidades sustentáveis tanto ambientalmente quanto socialmente.