Criação e concepção coletiva de Diana Gilardenghi, Milene Duenha, Paloma Bianchi e Sandra Meyer, o projeto "Corpo, Tempo e Movimento", que tem a chancela do Edital Elisabete Anderle/2014, encerra no próximo dia 2, com início às 14h30, nas dunas na avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição. O evento é aberto ao público.
A ação "O que é estar aqui?" propõe um convite à partilha de um mesmo espaço-tempo. As dunas da cidade fornecem percursos a serem trilhados e reinscritos por todos os presentes a partir da provocação contida na pergunta.
Logo após, às 16h30, na Casa das Máquinas, também na Lagoa da Conceição, ocorrerá uma conversa com os participantes e as artistas e pesquisadoras Ida Mara Freire, Lucila Vilela e Raquel Purper.
O projeto, realizado entre maio e julho, desdobra ações, percursos e evocações da vida pessoal íntima de Diana e Sandra, bailarinas nascidas em 1957, das experiências coletivas, das contradições da urbe cercada pelo mar. Distanciadas do conceito tradicional do que seja um espetáculo de dança, o projeto se desenrolou em diferentes lugares, no Teatro da Ubro, na Ponta do Coral, no largo da Alfândega, no Memorial Meyer Filho, numa casa abandonada na rua Tiradentes, no centro.
No fluxo urbano, quais as memórias e quais afetos vividos nesse lugar, indagam as pesquisadoras. A dança, informam as articuladoras Milene e Paloma, se apresenta como impulso que aproxima o espaço-tempo. “O processo criativo busca uma articulação de temas, de sensações e de movimentos, em relação aos ambientes, faz com que as ações sejam entrecortadas e afetadas pelo meio em que estão inseridas em espaços inscritos em si, marcados em sua própria estrutura, com vestígios de tempo e de memória”, esclarecem Paloma e Milene.
FICHA TÉCNICA
Criação e concepção: Diana Gilardenghi, Milene Duenha, Paloma Bianchi, Sandra Meyer
Interlocutora: Luana Raiter
Produção executiva: Gabriel Campos
Figurinista: Alice Assal
Assessoria de Imprensa: Néri Pedroso
Edição de Som: Hedra Rockenbach
Fotografia: Pedro Alípio Nunes
Filmagem e edição: Alan Langdon
Design gráfico: Teresa Siewerdt
SERVIÇO
O quê: Projeto Corpo, Tempo e Movimento, ação 6 – O que é estar aqui? (uma hora de duração) e encontro para uma conversa
Quando: 2.7.2016, 14h30
Onde: Entrada para as dunas, av. das Rendeiras, próximo à Peixaria Lagoa.
Quanto: Gratuito
Classificação etária: livre
Em caso de chuva, a ação será cancelada.
SERVIÇO
O quê: Projeto Corpo, Tempo e Movimento, Convers-ação
Quando: 2.7.2016, 14h30 (aproximadamente 1 hora e meia de duração)
Onde: Casa das Máquinas, rua Henrique Veras do Nascimento, 50, Lagoa da Conceição.
Quanto: Gratuito
Classificação etária: livre
Saiba mais na Fanpage do evento: https://www.facebook.com/corpotempoemovimento/