“Divertimento” é sobre a vida de Zahia Ziouani, uma das poucas regentes mulheres conhecidas mundialmente
O drama “Divertimento”, de Marie-Castille Mention-Schaar, inspirado na história de regente que criou a própria orquestra em uma periferia de Paris, é estreia exclusiva no Paradigma Cine Arte desta semana. A produção fica disponível a partir desta quinta-feira, 25 de julho, até a próxima quarta-feira, 31 de julho, com sessões sempre às 20h50.
A narrativa acompanha a trajetória das irmãs Ziouani, de origem argelina, aos 17 anos. Zahia sonha em ser regente e, sua irmã gêmea, Fettouma, violoncelista. Apaixonadas desde a infância pela música clássica, elas desejam torná-la acessível para todos e em todos os territórios. Zahia se tornou maestrina, e fundou em 1998 sua própria orquestra Divertimento. Fettouma é violoncelista e integra a orquestra da irmã, que tem hoje 70 musicistas e faz 40 concertos anuais.
O longa é sobre a vida de Zahia Ziouani, uma das poucas regentes mulheres conhecidas mundialmente, mas também sobre disparidade social, imigração, e triunfar no circuito fechado da música clássica enquanto mulher.
Outras produções também estão em cartaz, como “A Flor do Buriti”, com direção de Renée Nader Messora e João Salaviza no horário das 14h; “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, nas sessões das 16h30; e “Ainda Temos o Amanhã”, dirigido por Paola Cortellesi, às 18h30.
* Não haverá sessão sábado, 27 de julho, às 14h, devido ao projeto Museus Virtuais.
A programação completa pode ser conferida no @paradigmacinearte ou https://paradigmacinearte.com.