Após ter visitado mais de 40 países como fotógrafa documental, realizado quinze exposições individuais e participado de outras treze mostras coletivas, a fotógrafa Virginia Maria Yunes – doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – exporá suas fotografias em uma galeria de arte em Los Angeles, nos Estados Unidos. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.
A exposição fotográfica Direito à Vida: Historias sem fronteiras será inaugurada na galeria de arte Stay Gallery nesta sexta-feira, 17 de abril, às 15h, e permanecerá aberta à visitação até o dia 25 de abril. A mensagem que a artista busca evidenciar nesta exposição é a valorização das peculiaridades de diferentes culturas e modos de vida.
Virginia Maria Yunes nasceu na Argentina e desde a infância mora em Florianópolis. A fotógrafa licenciou-se em Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Artes Plásticas na Udesc, sendo que atualmente estuda doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Udesc. Trabalhou como fotógrafa para a organização Caritas, para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e em muitas organizações não-governamentais, organizando exposições nacionais e internacionais.
A artista viveu o despertar de seu interesse pela diversidade cultural e étnica, o que relaciona com a compreensão sobre sua condição de imigrante. Comprometida com os missionários católicos, decidiu fazer voluntariado em vários países, entre tantos lugares, viveu um ano na Amazônia e quase dois anos na Guiné Bissau, além de, passar temporadas no México e Uganda, também como voluntária.
Experiências que, unida aos seus primeiros ensaios fotográficos com meninos e meninas de rua, começaram a definir seu interesse, transformando sua fotografia em um instrumento de denúncia social. Virginia define sua produção como uma arte comprometida e humanística, criação de quem acredita no poder desta expressão como forma de “sensibilizar, melhorar e transformar olhares e corações”.