Mais importante evento de moda de Santa Catarina, o Donna Fashion DC Beiramar levou para Florianópolis as novas coleções de grandes marcas da moda brasileira, além de um ciclo de palestras gratuitas com o presidente do grupo Arezzo, Anderson Birman, e o estilista mineiro Ronaldo Fraga. Dando mais brilho ao evento, os globais Paulinho Vilhena, Ricardo Tozzi e Fernanda Machado desfilaram nas passarelas montadas no Beiramar Shopping
De 18 a 21 de agosto, Santa Catarina pôde conferir as principais tendências da Primavera/Verão 2010 com o Donna Fashion DC Beiramar, mais importante evento de moda do estado. Durante os quatro dias, 15 desfiles movimentaram Florianópolis, com a apresentação das marcas Tida, Maria Bonita Extra, tng, Santa Lolla, Unisul, PW Label, Renner, Someday, Arezzo, N´Luzzi, Official, Damyller, Petit Pavé, Pink Lou e Beagle. Mais de 90 modelos passaram pela passarela montada no Beiramar Shopping, em Florianópolis. O Donna Fashion DC recebeu um público de mais de 20 mil pessoas e gerou cerca de 250 empregos. O evento contou também com a apresentação de duas palestras comandadas pelo presidente do grupo Arezzo, Anderson Birmann, e o estilista mineiro Ronaldo Fraga. Tradicional nas edições do Donna Fashion, celebridades desfilaram pelo evento, como Paulinho Vilhena, pela tng, Ricardo Tozzi, na Renner, e Fernanda Machado, na Damyller.
Para a produtora do Donna Fashion DC Beiramar, Kênia Costa, o evento foi uma grande prova de superação, já que, pela primeira vez, foi realizado sem a participação do produtor Marcelo Fagundes, que faleceu no dia 7 de agosto. “O Donna começou com uma interrogação, já que não sabíamos como íamos realizar esse evento sem o Marcelo. A perda abalou a todos que participaram do Donna desde a primeira edição, mas buscamos nos unir e seguir em frente em nome dele. O resultado disso foi uma cooperação inédita, que transpareceu para todos que vieram prestigiar os desfiles. Enfim, estamos mais do que satisfeitos com essa 13º edição”, conta a produtora.
O evento trouxe para o Beiramar Shopping as principais tendências que irão movimentar a próxima estação. Os anos 80 prometem estar de volta na estação mais quente do ano, com muito romantismo e ares retrô, encorpados por pérolas e flores. O nude vem comandando a cartela de cores, seguido dos tons ácidos e cítricos, como lemon, néon e flúor, e do black&white. O jeans continua em alta, diferenciado pelas lavagens, como délavé. Nos acessórios, bolsas com alças grandes e curtas, correntes, palha, tachas e com modelagens diversas, como maxi carteiras, envelope e estilo saco. Os sapatos vêm com grandes saltos, plataformas, sapatilhas, branco e nude, além dos escarpins coloridos. A cintura marcada continua no Verão, acompanhada de micro shorts e blusas soltas. Para os homens, camisas pólos, bermudas, sandálias, tudo com a combinação de cores Navy. Entre as novidades, a edição de Primavera/Verão 2010 do Donna Fashion também trouxe cenários minimalistas, dando grande destaque apenas aos nomes das marcas.
No ciclo de palestras, o presidente do grupo Arezzo, Anderson Birmann, falou sobre a mulher brasileira e sua paixão por sapatos no terceiro dia (20). Segundo ele, “tentar adivinhar que sapato a mulher vai querer usar no próximo mês é uma tarefa difícil”, principalmente porque, atualmente, é necessário conciliar conforto, preço acessível e beleza. Já no dia 21, o estilista mineiro Ronaldo Fraga tratou da Arte de ser original. Para o estilista, referências culturais, como música, cinema e literatura também servem de inspiração e referência para pensar novas coleções.
A decoração do 13º Donna Fashion DC Beiramar também chamou a atenção do público. O arquiteto Abreu Jr, curador da Mostra Casa Nova, preparou uma surpreendente customização do 6º piso do Beiramar Shopping. Para o evento, Abreu projetou o Espaço Bianco Lounge, que foi uma das sensações entre um desfile e outro, com boa música e conforto para os espectadores. Novidade nesta edição, algumas marcas e patrocinadores também estão com ambientes especiais para o evento. A Someday e a Pink Lou, por exemplo, prepararam um lounge com o tema “Aqui você é uma estrela”. Inspirado em backstages, o ambiente contou com maquiadores profissionais para produzir as mulheres para um ensaio fotográfico. A Oi, patrocinadora e responsável pela rede sem fio de internet, esteve com o lounge “Eu posso”, onde os visitantes podiam acessar a rede wi-fi e desenhar novos croquies. O salão de beleza Demaju também realizou ações paralelas com o objetivo de relaxar o público com brindes de espumante e pufes confortáveis.
O evento – O Donna Fashion DC Beiramar fez sua 13ª edição comemorando a consolidação da cidade no calendário nacional da moda. De acordo com o gerente executivo comercial do Diário Catarinense, Marcelo Martha, o Estado destaca-se cada vez mais pelo talento dos profissionais do segmento. “Hoje em dia as empresas catarinenses não exportam só matéria-prima, elas fazem moda. Nesse contexto, o Donna Fashion DC consolida a aposta no formato de evento que valoriza o setor, dando visibilidade para aqueles que fazem moda de qualidade e auxiliando na estabilização de indústrias, marcas e profissionais. Sem esquecer que, como um veículo de comunicação, também temos um compromisso com a informação e profissionalização do segmento”, afirma. A iniciativa é do Diário Catarinense, jornal estadual líder do Grupo RBS em Santa Catarina, patrocínio da Renner, Oi e do Beiramar Shopping, com o apoio da Dimas Hyundai e Santa Lolla. A produção dos desfiles é assinada por Kênia Costa.