Este domingo, 28, é o Dia Internacional do Cão de Resgate. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) trabalha, atualmente, com 13 animais e tem uma coordenadoria específica para a cinotecnia, que estudo a anatomia, comportamento e psicologia dos cães. Este ano, a corporação comemora ainda 10 anos de atuação com os cães e promove uma série de ações nas cidades de Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Itajaí.
De acordo com o Comandante-Geral, Coronel BM Marcos de Oliveira, o uso de cães nas atividades de busca começou em 2003, como uma proposta audaciosa. Hoje a corporação possui 13 binômios (homem e cão) certificados e aptos a atuar em ocorrências.
A de Santa Catarina é a única corporação de Bombeiros Militar do Brasil que tem um programa de certificação interna, além de um rigoroso processo de certificação internacional, a Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO), com sede na Áustria.
Em 2012 a cidade de Xanxerê sediou uma prova internacional que certificou cães de Santa Catarina, Ceará, São Paulo e Bahia, além de instituições da Argentina e República Tcheca.