spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Documentários que abordam o uso do crack e a redução da maioridade penal terão exibição gratuita

VariedadesDocumentários que abordam o uso do crack e a redução da maioridade...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Cineclube da Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro) encerra a programação de janeiro com a exibição de dois filmes que abordam questões sociais produzidos pela Central Única das Favelas de Laguna (CUFA). No dia 31 de janeiro, terça-feira, a partir das 19h, serão apresentados Mundo da Nóia – Por Trás da Pedra a Realidade que Ninguém Vê, com foco no uso de crack, e Redução é a Chibata – uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil, que como o título sugere, aborda a redução da maioridade penal. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 18h.

O filme Mundo da Nóia foi produzido em Laguna, SC, e traz à tona a problemática do consumo de crack no munícipio, uma reflexão para com a sociedade e o poder público. O documentário apresenta depoimentos de membros de instituições públicas: promotoria, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, mães que tiveram seus filhos assassinados e de dependentes químicos que narram como suas vidas se transformaram com o vício.

Redução é a Chibata, trata sobre a redução da maioridade penal no Brasil para 16 anos, projeto que está em pauta no Congresso Nacional e discutido amplamente na sociedade brasileira. O documentário é uma crítica à redução.

 Após a sessão, haverá debate com a presença do diretor dos filmes Luiz F. F Machado e Anderson Adilson de Souza, representante do Conselho Regional de Psicologia 12ª Região.

Sinopses:

O Mundo da Nóia – por trás da pedra a realidade que ninguém vê
De Vinícius Billy e Luiz F. F. Machado. Brasil. 2016. 37 min. Documentário. Sem classificação.
A o consumo de crack no município de Laguna é o ponto de partida para abordar essa problemática com depoimentos de profissionais, familiares e viciados.

Redução é a Chibata – uma reflexão sobre a redução da maioridade penal no Brasil
De Luiz F. F. Machado. Brasil. 2016. 28 min. Documentário. Sem classificação.
Analisa a possibilidade da redução da maioridade penal, projeto de Emenda Constitucional que tramita no Senado.

Serviço:
O que: Sessão Catarina – exibição dos documentários O Mundo da Nóia e Redução é a Chibata
Quando: 31 de janeiro, terça-feira, a partir das 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Quanto: Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 18h.