fique por dentro de floripa

- Variedades - Documentário Tatá - O Oleiro estreia na Fundação Cultural BADESC

09.02.2021

Documentário Tatá - O Oleiro estreia na Fundação Cultural BADESC

09.02.2021
Documentário Tatá - O Oleiro estreia na Fundação Cultural BADESC
Foto: Foto de Ernesto Domingues

Evento virtual será realizado na quarta-feira, dia 10 de fevereiro no canal do Youtube da instituição

 

O Cineclube Fundação Cultural BADESC faz no dia 10 de fevereiro, o lançamento do documentário Tatá - O Oleiro. A atividade virtual será a partir das 19h no  Canal do YouTube da instituição e conta com a participação da diretora Elisa Schmidt.

 

O link para assistir o curta, que faz um recorte do ofício da olaria, apresentando as memórias e a genuína relação dos oleiros com a tradicional arte do barro, será divulgado durante a live de lançamento.

 

Em meia hora de filme, Eliatar Silva - o Tatá, oleiro há 40 anos, compartilha os detalhes do processo de produção da cerâmica desde o início no torno, passando pela pintura até a secagem final da peça. Ele também revisita suas memórias de infância, em São José, e fala de sua dedicação diária pela arte manual, que transforma o barro em peças utilitárias. É durante o trabalho na Olaria que leva seu nome  - uma das únicas que ainda produzem em larga escala em Florianópolis e região - que panelas, vasos, cumbucas e saladeiras são criadas artesanalmente e comercializadas para bares, hotéis e restaurantes, contribuindo para o resgate da identidade cultural da cidade.

 

Outras personalidades são apresentadas na narrativa: ceramistas tradicionais como Leonardo Truppell, filho do oleiro Germano Truppel e Ivanir Silva, filho de um dos maiores oleiros de São José, Vilson Marino da Silva. A Olaria ainda reúne Rozalino Quechiné e Maureci de Oliveira, que trabalham nos ajustes e pintura.

 

 

“Registramos, sob a perspectiva dos oleiros locais, o trabalho artesanal e único da Cerâmica Açoriana Tatá, a olaria de maior escoamento de louças da região. O documentário traz, através de suas vivências e anseios diante das mudanças, relevância histórica, cultural e econômica de uma das tradições açorianas que corre o risco de desaparecer do cotidiano da cidade”, explica Elisa Schmidt, diretora do documentário.

 

Produzido ao longo de 2020, o curta foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura, da Prefeitura de Florianópolis, e recebeu financiamento coletivo por meio da plataforma Catarse.

 

O Cineclube Fundação Cultural BADESC segue fechado, no entanto essas ações virtuais demonstram a importância do espaço para a cidade, ainda mais neste período pandêmico.

 

Serviço: Lançamento documentário Tatá - O Oleiro

Quando: 10 de fevereiro de 2021

Horário: 19h 

Onde: Canal do YouTube da Fundação Cultural BADESC

 

Ficha Técnica

Direção geral, Direção de arte, Roteiro e produção: Elisa Schmidt

Direção de Fotografia: Pedro Henrique Oliveira

Técnico de Som: Felipe Corbani

Edição de Imagem: Pedro Henrique Oliveira e Guzz Secco

Coloração: Guzz Secco

Edição de som: Guzz Secco

Iluminação e Assistência de Direção: Daniel de Souza

Fotógrafo: Ernesto Domingues

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Camerata Florianópolis retorna com 'Especial Beatles: na primeira live de 2021

01.03.2021

Camerata Florianópolis retorna com 'Especial Beatles: na primeira live de 2021

CineBreakfast leva diversão para toda família neste sábado no Iguatemi Florianópolis

25.02.2021

CineBreakfast leva diversão para toda família neste sábado no Iguatemi Florianópolis

Dos mesmos diretores de “Intocáveis”, filme que aborda a história de jovens com autismo estreia no Paradigma Cine Arte

25.02.2021

Dos mesmos diretores de “Intocáveis”, filme que aborda a história de jovens com autismo estreia no Paradigma Cine Arte

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.